Os vídeos motivacionais estão cirurgicamente posicionados entre os links mais acessados do mundo! Vídeos que mostram pessoas vencendo desafios pessoais, vídeos que mostram crianças lutando contra doenças, vídeos que mostram situações engraçadas e tantos outros. Vídeos – eles são a grande sacada para começar seu trabalho como freelancer na internet.

Hoje vou falar de vídeos motivacionais, que podem aumentar o engajamento de visitantes do seu blog, da sua loja virtual e de fanpages integradas.

 

Para preparar vídeos motivacionais, pense em montar uma equipe

Para produzir os primeiros vídeos do seu trabalho como freelancer, você perceberá quanto tempo e energia eles demandam. As razões são óbvias.

 

vídeos motivacionais 4

 

Esse tipo de mídia vai expressar suas mais profundas convicções e valores como freelancer. Portanto, a preparação desses vídeos exige concentração e criatividade. Isso pode te esgotar se você não reservar o tempo suficiente e começar a colocar, por assim dizer, ‘a carroça na frente dos bois’. Então, aqui vão algumas dicas para ajudar você a montar uma equipe que o ajudará a produzir vídeos motivacionais:

 

Escolha as pessoas certas

Busque pessoas com experiência em produzir vídeos interessantes, que todos gostem e comentem nas redes sociais. Essa pessoa não necessariamente precisa trabalhar para uma empresa. Pode ser um amigo seu, um familiar ou até um colega de trabalho freelancer.

 

vídeos motivacionais 3

 

Converse com os elegíveis e saiba o tipo de vídeos que eles já produziram

Pergunte especificamente que tipo de materiais em vídeos eles já produziram e se estariam interessados em produzir algo do tipo mais motivacional. Explique exatamente o que você gostaria que fosse produzido. Ouça as ideias que forem dadas, pois daí costumam surgir ótimas pautas de vídeos motivacionais!

 

Descubra que ferramentas eles usam para produzir vídeos

Peça links de vídeos já postados e pergunte sobre as ferramentas usadas na produção deles. Um trabalho em equipe para produzir vídeos motivacionais não produz resultados muito atraentes se as ferramentas deixam os colaboradores com as mãos atadas.

 

vídeos motivacionais 5

 

Comece a organizar sua equipe

Após essa análise e a escolha de pessoal habilitado, marque sua primeira reunião depois de algumas semanas. Daí em diante, comece a pensar na estratégia de vídeos motivacionais que pretende efetivar. Troque ideias, pesquise e converse com a equipe antes de reunião agregando dúvidas significativas. Assim, a pauta da reunião será rica em informações, não gastando tempo demais em detalhes desnecessários, que podem ser investidos na produção dos vídeos.

A Workana é um bom lugar para começar a buscar freelancers de qualidade. CLIQUE AQUI para postar um projeto GRÁTIS e receber propostas de freelancers do mundo todo.

 

Que tipos de vídeos já existentes você poderia usar?

Uma enorme sacada é usar vídeos motivacionais de sucesso já existentes na web. Você pode se surpreender com a quantidade e o conteúdo de alguns deles. Algumas palavras chave que você pode usar no Google ou no Youtube são:

  • melhor vídeo motivacional de 2016 (ou outro ano que quiser pesquisar)
  • vídeos motivacionais engraçados
  • melhor vídeo motivacional de todos os tempos

Essas expressões vão te ajudar a encontrar inspiração para suas produções, e algumas delas podem até ser usadas nos seus próprios posts. O grande número de visualizações pode atrair a curiosidade dos visitantes e fazê-los permanecer mais tempo no blog, site ou rede social.

 

vídeos motivacionais 2

 

O que incluir em vídeos motivacionais?

Os vídeos motivacionais mais acessados do mundo sempre trazem uma mensagem muito forte por detrás. Por exemplo, alguns vídeos ensinam:

  • Que deficiências físicas não precisam limitar você
  • Como atingir grandes objetivos com sua própria capacidade
  • Como vencer na vida pode estar ao alcance de qualquer um
  • Como ter força e coragem para empreender
  • Que erros e acertos fazem parte do crescimento na vida profissional

Esses são apenas alguns dos temas apresentados na internet através dos vídeos motivacionais.

Gostaria de saber o que mais atrai o público em vídeos motivacionais? Abaixo vou descrever 3 dicas que você pode seguir ao preparar o vídeo que você quer postar em sua rede social, blog ou site. Analise cada dica e veja se pode inclui-la na sua estratégia.

 

3 dicas preciosas para preparar vídeos motivacionais

Seja criativo

Os grandes palestrantes do mundo usam de enorme capacidade criativa para elaborar e apresentar seus argumentos. Você pode achar que tudo estava planejado, mas a grande realidade é que muitas vezes essa criatividade é usada na última hora. Como assim?

Alguns palestrantes usam informações, comparativos ou situações engraçadas que eles vivenciaram poucos minutos antes ou dias antes de suas apresentações. Sabe por que eles conseguem isso? Porque deixam a mente aberta à ajustes. Isso mesmo! Então, aqui vai a primeira dica: seja criativo. Não se prenda demais às palavras exatas que quer usar, mas apenas as ideias principais. Isso permite a você inserir algo que ocorreu há pouco tempo em sua próxima palestra.

 

Fale pausadamente para destacar pontos importantes

Falar com dinamismo ao apresentar-se num vídeo motivacional tem o seu valor. Observe nos vídeos disponíveis na internet. A maioria dos palestrantes fala de forma descontraída quando está contando alguma histórica ou um acontecimento engraçado.

Porém, quando eles querem que o público grave uma determinada informação, eles reduzem a velocidade da palestra, “fazem a curva” e seguem em frente. Essa é a segunda dica: quando preparar seus vídeos motivacionais, não avance muito rápido em pontos de destaque. Desacelere, “faça a curva” e só daí siga em frente!

 

Prepare a ‘cereja do bolo’

Todo vídeo motivacional precisa de um ponto culminante perto do seu final. Assim como num filme, procure reservar alguma frase de impacto para a conclusão da ideia do vídeo. Não despeje toda essa informação no começo do vídeo nem no final dele. Vá minguando aos poucos e apresente algo realmente de peso no final. Lembre-se: o que é dito por último é lembrado primeiro. Esta é a minha terceira dica: invista tempo de qualidade preparando a ‘cereja do bolo’!

Vídeos motivacionais arrastam multidões para uma ideia, proposta ou empresa. Não é por nada que mesmo as propagandas mais ‘batidas’ da TV muitas vezes ainda são assistidas com vivo interesse.

Prepare seus vídeos motivacionais com muita dedicação e utilize eles para o ‘bem maior’ do seu trabalho freelancer. Imagine quantos bons resultados você terá depois dessa atitude empreendedora!