Um dos principais critérios para publicarmos informações na internet é que as mesmas sejam de domínio público. Por isso, muitos questionam Vantagens e Desvantagens do Wix.

O assunto é bastante polêmico e costuma gerar controvérsias ‘quentes’ na internet. Um dos principais pontos de encontro para essa discussão são os canais do Youtube.

 

Wix: campeã em anúncios no Youtube

Você com certeza já deve ter percebido o quanto a empresa Wix investe em anúncios com vídeos no Youtube. Em geral, o material de marketing incentiva o público a construir seus sites com facilidade e um visual atrativo. Esses são conceitos repetidamente destacados nos vídeos.

Quem trabalha com inbound marketing frequentemente se refere a isso como mau exemplo. O maior argumento defende que empurrar propaganda não era a ideia original do Youtube. Porém, depois do início dessa pontinha do marketing de intromissão (do inglês outbound marketing), empresas como o Wix se tornaram ‘motivo de piada’.

Pense por um instante no impacto dessas propagandas na rotina de quem gosta de usar o Youtube. Os famosos 5, 10 ou 20 segundos precisam ‘rodar’ antes de que conteúdos em vídeo sejam consumidos.

Ser a campeã em campanhas de outbound marketing é uma coisa. Auxiliar seus usuários a ter mais visualização nos buscadores é outra bem diferente. Por isso, vamos abordar esse assunto a partir agora.

Quais são as vantagens e desvantagens do Wix do ponto de vista de quem publica conteúdos úteis na internet?

Para efeitos de análise apurada, vamos incluir em nossa comparação os diferenciais do Wix em relação ao WordPress, a plataforma mais usada do mundo para sites e blogs.

 

Wix x WordPress: qual deles é mais fácil de gerenciar?

Vantagens e Desvantagens do Wix wordpress

Alguns desenvolvedores concordam que o Wix é um sistema rápido, prático e simples para construir sites. Depois de se cadastrar, basta escolher um template que o agrade e começar a publicar seu conteúdo.

A maneira como a interface do Wix foi preparada torna simples a sua configuração, mesmo para o público leigo em algum tipo de conhecimento sobre códigos. A simplicidade para lidar com imagens, caixas de texto e outros aspectos na composição visual de sites torna a tarefa bem simples.

Por outro lado, para usar o WordPress é preciso conhecer alguns atalhos e definir mais detalhes do funcionamento das páginas do seu site. Se desejar customizar a posição ou o formato da disposição de texto, por exemplo, seus conhecimentos precisam ser um pouco mais apurados.

Assim, pensando na produção de conteúdo, o Wix parece ser mais amigável, pois favorece a publicação rápida, simples e efetiva. O WordPress permite isso, mas apenas após a otimização de algumas configurações.

 

Wix x WordPress: qual dos 2 é mais flexível?

Vantagens e Desvantagens do Wix para desenvolvedores

Nesse quesito, a ordem dos fatos pende um pouco mais para o WordPress, e não é muito difícil de explicar o motivo disso. A quantidade de plugins existentes para instalação no WordPress é impressionante. O código de muitos templates podem ser editados, o que não ocorre com o Wix.

Talvez você pense que, nesse caso, o WordPress seja mais amigável do que o Wix. Entre vantagens e desvantagens das duas plataformas, o que prevalece é a disposição do conteúdo, seja ele em formato de texto, imagem ou através de elementos como e-books, infográficos e revistas digitais.

Em casos assim, o formato de blogs e sites para WordPress são mais amigáveis. A falta de flexibilidade do Wix fica, assim, mais evidente.

 

A falta dos recursos de e-mail do Wix é um contraponto delicado

Em matéria de hospedagem, o Wix decepciona. O usuário precisa contratar ‘por fora’ o serviço adicional, o que começa a tornar as coisas mais custosas.

O WordPress, em termos gerais, permite que você use uma ou mais contas de e-mail, que podem ser ligadas à hospedagem que você contratou. Um site ou blog sem contas de e-mail terá problemas.

Afinal de contas, como seu conteúdo será propagado se você não puder enviá-lo, por exemplo, à sua lista de assinantes? Pontos desfavoráveis como estes, encontrados no formato de serviços oferecido pelo Wix, começam a tornar as coisas melhores para quem utiliza o WordPress para entregar seus conteúdos.

 

Wix x WordPress: o custo de investimento

Vantagens e Desvantagens do Wix em relacao ao wordpress

As vantagens entre Wix e WordPress também precisam ser medidas em termos de investimento. E qual é o valor que você precisa desembolsar para usar tanto uma plataforma como a outra?

  • O Wix possui uma flexibilidade de valores, que vão desde o modo gratuito, mais limitado e com anúncios da empresa, até versões de no máximo R$ 60,00 por mês. Optando pela construção de um site Wix, o custo de investimento será apenas o de uso domínio (pago anualmente), a assinatura mensal e plugins completos. Mas a maioria dos plugins e dos temas (templates) são oferecidos no formato full pelo Wix para quem paga os diversos pacotes oferecidos. Além disso, é preciso pagar para ter uma conta de e-mail.
  • O WordPress possui uso gratuito com uma grande quantidade de recursos. Você só precisará pagar pela hospedagem, por algum tema específico (se desejar) e investir em algum profissional que desenvolva os códigos do site até que os mesmos atendam suas necessidades.

Essa análise das Vantagens e Desvantagens do Wix em relação ao WordPress pode auxiliar empresas, empreendedores, blogueiros e profissionais de marketing de conteúdo.

 

Vantagens e Desvantagens do Wix: um breve resumo

O que acabamos de ver foi que:

  • A plataforma Wix tem um alto poder de investimento nos anúncios do Youtube, tornando-a famosa no mundo todo.
  • O Wix é levemente mais fácil de gerenciar do que o WordPress.
  • No quesito “flexibilidade de uso”, o Wix perde para o WordPress, que oferece uma quantidade esmagadoramente maior de recursos e plugins.
  • Quem usa Wix, precisa contratar uma conta de e-mails, o que não é necessário fazer ao usar o WordPress com hospedagem paga.
  • O custo de investimento do Wix é maior.

Ao pensar na melhor forma de publicar o conteúdo de sua empresa ou negócio online, leve em conta os pontos que acabei de mencionar. As Vantagens e Desvantagens do Wix em relação ao WordPress ainda serão motivo de muitos debates na web.

Ao lado do Wix andam a ‘fama youtuber‘ e a facilidade no gerenciamento de informações. Por outro lado, economia, flexibilidade de uso e a ausência de contas de e-mail pesam de forma contrária.

Essa decisão pode tornar ou não o seu conteúdo mais conhecido. Portanto, avalie tudo o que está envolvido em usar o Wix e decida se esta é a melhor plataforma para seu site ou blog.