Trabalhar em casa sem perder o foco pode parecer um grande desafio para a maioria de nós. Quem optou pelo trabalho freelancer tem inúmeras vantagens. Fazer seu próprio horário, não pegar trânsito e ter uma qualidade de vida melhor são algumas delas.

Por outro lado, se perdermos o foco, o que antes parecia ser vantagem pode se tornar incômodo. O que você pode fazer para tirar o maior benefício possível do formato de trabalho home office? É possível trabalhar em casa sem perder o foco?

Esse post foi preparado pensando em quem está com sua produtividade afetada. Leia as dicas que preparei e pense em formas de aplicá-las no seu dia a dia.

 

Casa ou escritório: em qual ambiente você produz mais?

Uma dúvida persistente na mente de muitos profissionais é:

Será que vou conseguir trabalhar em casa sem perder o foco da mesma forma como fazia no escritório?

A resposta depende principalmente de você. Como assim? Analise o seguinte: o que leva uma pessoa a ser produtiva? Veja a lista abaixo:

  • Pontualidade
  • Organização
  • Disciplina
  • Comprometimento

Essas qualidades são essenciais em qualquer ambiente, mas principalmente ao trabalhar em casa. Em qual delas você precisa melhorar?

Esteja disposto a fazer ajustes em sua vida para desenvolver essas qualidades. Como consequência disso, você poderá produzir até mais em casa do que no escritório.

Fazer ajustes em sua vida pessoal é o principal, mas não é tudo. Observe outros fatores que você deve levar em conta para trabalhar em casa sem perder o foco.

 

Fatores a avaliar antes de decidir trabalhar em casa

satisfacao para trabalhar em casa

Escritório é um local onde se escreve, faz o expediente, trata de negócios e tem uma mesa, ou escrivaninha. Segundo essa definição, pergunte-se: posso fazer um escritório na minha casa?

Não se engane achando que pode trabalhar no sofá, na cama, na mesa da cozinha e esperar ter um bom rendimento. Antes de decidir mudar de vez para trabalhar em casa, veja se já tem essas coisas:

  • Um espaço (ou um cômodo) na casa para servir de escritório;
  • Uma escrivaninha ou mesa;
  • Uma cadeira confortável (sua coluna agradece!);
  • Um bom computador ou notebook; e
  • Um lugar para guardar livros ou documentos.

Se tiver as coisas alistadas acima, estará pronto para começar a trabalhar em sua casa.

Até aqui você viu a importância de ter qualidades que o ajudarão a ser produtivo e como montar um ambiente que favoreça isso. Agora, para manter o foco, leia as próximas dicas.

 

5 dicas para trabalhar em casa sem perder o foco

Há pequenas coisas que você pode fazer para trabalhar em casa sem perder o foco todos os dias. As próximas dicas são simples, mas eficazes.

 

1. Comunique-se

trabalhar em casa

Em primeiro lugar, avise as pessoas que moram com você de que, embora esteja lá, está em seu horário de trabalho. Isso evitará interrupções desnecessárias.

 

2. Evite distrações

trabalhar em casa sem distracoes

Em segundo lugar, tenha equilíbrio ao usar as redes sociais. Se ficar olhando toda hora o WhatsApp ou as postagens do Facebook, não será produtivo.

Se for o caso, elimine por completo o acesso às redes sociais durante o se horário determinado de trabalho.

 

3. Defina horários

trabalhar em casa com pontualidade

Em terceiro lugar, tenha um horário para começar e para terminar. Escolha um horário em que você está mais alerta e se apegue a ele. Isso vai trazer mais produtividade.

 

4. Tenha metas

trabalhar em casa sem perder o foco

Em quarto lugar, faça uma lista das tarefas. É bom parar um pouco antes de seu expediente acabar para planejar o próximo dia. Assim, você estará mais disposto a trabalhar no dia seguinte.

 

5. Faça pausas

trabalhar em casa com equilibrio

Em quinto lugar, lembre-se de que uma pausa para um cafezinho é sempre bem vinda. Dar uma volta, conversar com alguém pode ajudar a retomar a tarefa com mais ânimo. Mas lembre-se que a pausa não pode ser longa.

 

Mãos à obra: eleve o seu potencial de produtividade!

Viu só como coisas simples podem fazer a diferença? Com o tempo, tudo o que você leu fará parte de sua rotina, se mantiver o foco. Por outro lado, se desistir de aprimorar a sua rotina, só você sairá perdendo.

E então? Trabalhar em casa sem perder o foco é possível? A resposta depende de sua atitude! Sendo assim, faça acontecer!