SEO é a palavra de ordem no universo do marketing de conteúdo. E o mais incrível é que os Primeiros Passos Com SEO são simples! O termo vem do inglês Search Engine Optimization. No português mais popular, a expressão transmite a ideia de otimização dos motores de busca da internet.

Quem quer escrever para alimentar blogs e sites, precisa conhecer esse conceito, e logo! A razão de tudo está nos mecanismos de busca da internet. Segundo o portal Olhar Digital do UOL, o Google é responsável por mais de 96% das pesquisas brasileiras na internet. Os buscadores Bing, Yahoo e Ask completam o ranking.

Conheça o livro de 120 páginas que escrevi para contar como consegui meus primeiros clientes na internet!

Freelancer de Conteudo 336x280

Já está com sua xícara de café na mão? Então relaxe lendo nosso primeiro post específico sobre produção de conteúdo. Foi o que fiz no primeiro dia em que comecei a pesquisar sobre o assunto. Valeu a pena. Tenho certeza de que o tempo de leitura desse post vai compensar o seu começo como freelancer conteudista na internet.

Nesse post eu explico porque escolhi a profissão de redator para começar a ser freelancer na internet.

 

Quer começar a dar os Primeiros Passos Com SEO?

Todo freelancer de produção de conteúdo precisa não apenas ‘arranhar’ os Primeiros Passos Com SEO, mas dominar o tema. E como se consegue isso? Vou dar hoje algumas sugestões para que você encontre informações confiáveis. Digo confiáveis, pois muitas informações disponíveis sobre o tema na web podem não ser o que você precisa.

 

Busque informações de peso e relevantes

Algumas técnicas podem resultar em punições do Google. Tenho certeza de que esse não é o seu desejo se você quer começar a trabalhar como freelancer na internet. Assim, antes de decidir continuar lendo, pense: ‘Quero trabalhar ou dar os Primeiros Passos Com SEO usando de má fé’? Eu escolhi a primeira opção e consegui ótimos clientes! Por isso, vou listar agora os sites onde aprendi as melhores técnicas:

 

 

  • SEO Master
    Aqui está outra forma incrível de aprender técnicas de ranqueamento para melhorar seus conhecimentos. O site apresenta tutoriais simples em linguagem acessível à maioria dos freelas iniciantes. Se você quer começar agora mesmo a aprender técnicas para ranquear melhor o conteúdo que produz, clique aqui. As 7 aulas GRÁTIS vão te ensinar tudo o que é preciso.

 

  • Viver de Blog
    As dicas apresentadas pela equipe VDB, gerenciada pelo Henrique Carvalho, vão ampliar sua visão do assunto. O guia claro e preciso ainda conta com diversos comentários de visitantes. Os passos detalhados conjugados com a experiência acumulada dos seguidores da plataforma são muito úteis. O conteúdo sobre o tema ensina o que dá certo e o que não dá. Basta replicar as sugestões e seu conteúdo vai subir às nuvens! Clique aqui para acessar o Guia Básico Para Iniciantes na Arte de Ranquear Conteúdos Épicos.

 

No vídeo abaixo, Henrique Carvalho dá 10 dicas superpoderosas para os os Primeiros Passos Com SEO. Confira:

 

Dicas do Yoast SEO

Logo no início dos meus trabalhos, quando ainda era redator, fui apresentado ao Yoast SEO. O plugin de WordPress hoje já ultrapassa os 3 milhões de instalações ativas. Mais de 12 mil avaliações já foram feitas sobre ele e até a produção desse post, mas de 11. 389 delas eram 5 estrelas. Vou explicar como o plugin me impulsionou.

Ao instalar o plugin no seu blog, você terá o auxílio de um mestre de ranqueamento. Mesmo após as recentes mudanças dos parâmetros de relevância do Google, recomendo fortemente o uso dessa ferramenta. A razão é óbvia: com tantos desenvolvedores trabalhando no plugin e tantas sugestões sendo enviadas, as melhorias são sólidas e constantes.

Um dos melhores tutoriais sobre instalação e configuração do Yoast SEO está no Canal WP. Clique aqui para saber em detalhes como usar o plugin. Você precisa  de outra linha de detalhamento sobre como instalar o plugin? Uma ótima opção é a que está disponível no guia preparado pelo portal Marketing de Conteúdo. Clique aqui para visualizar o passo a passo da instalação e configuração.

 

Dica: antes de enviar o conteúdo para seu cliente, use o filtro do Yoast.

 

Muitos freelas de conteúdo seguem a dica acima para fazer ajustes finais. Isso os ajuda a terem certeza de que seguiram as mais recentes técnicas de ranqueamento para os diversos motores de busca da web.

E você? Gostou do nosso post sobre 4 fontes de informação sobre os Primeiros Passos Com SEO? O café já terminou? Então sirva outro e se lance a pesquisar. Leia muito e aplique o que for melhor para começar a trabalhar como freelancer na internet.

Saiba mais sobre o livro “Freelancer de Conteúdo”!

Freelancer de Conteudo 336x280

Se tiver dúvidas sobre os Primeiros Passos Com SEO, sobre o plugin Yoast SEO ou sobre alguma técnica de ranqueamento, deixe um comentário. Nós do Freelancear teremos o maior prazer de ajudar você a alavancar sua produção de conteúdo relevante!