SEO é a palavra de ordem no universo do marketing de conteúdo. E o mais incrível é que os primeiros passos com SEO são simples! O termo vem do inglês Search Engine Optimization. No português mais popular, a expressão transmite a ideia de otimização dos motores de busca da internet.

Quem quer escrever para blogs e sites, precisa conhecer esse conceito, e logo! A razão de tudo está nos mecanismos de busca da internet. Segundo o portal Olhar Digital do UOL, o Google é responsável por mais de 96% das pesquisas brasileiras na internet. Os buscadores Bing, Yahoo e Ask  e os sistemas de busca de redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest e outros completam o ranking.

Já está com sua xícara de café na mão? Então relaxe e leia o nosso primeiro post específico sobre como produzir conteúdo textual otimizado para SEO. Quando comecei a trabalhar como freelancer de conteúdo na internet em 2016, eu li muito sobre SEO. E como valeu a pena! Tenho certeza de que o tempo de leitura desse post vai compensar. Bora começar?

Quer começar a dar os primeiros passos com SEO?

Todo freelancer de produção de conteúdo precisa aprofundar os seus conhecimentos a respeito de SEO. Não estou falando aqui de arranhar o assunto, mas sim de dominá-lo meeeesmo. Porque isso é tão importante assim? Bem, a maioria das pessoas que procura profissionais de redação no Brasil ainda não entende plenamente a importância de posicionar bem um conteúdo nos buscadores da internet.

Sendo assim, quando entendemos como fazer isso usando técnicas de SEO, conseguimos agregar mais valor ao serviço que oferecemos. Imagine que você já teve bons resultados com SEO em alguns projetos. Se este for o caso, poderia mostrar os benefícios disso durante uma reunião com um provável cliente. Talvez uma palavra-chave bem usada dentro do texto que você escreveu faz com que determinado conteúdo seja facilmente encontrado no Google. Imagine como seria interessante mostrar isso para alguém que está avaliando o seu know-how!

Mas como podemos encontrar informações seguras que nos ajudarão a aprender os primeiros passos com SEO com mais facilidade?

Busque informações relevantes

Algumas técnicas amplamente usadas para ranquear  conteúdos podem resultar em punições do Google e de outros mecanismos de busca. Tenho certeza de que esse não é o seu desejo se você está começando a trabalhar como freelancer de conteúdo na internet e quer aprender os primeiros passos com SEO.

Assim, antes de procurar mais informações sobre SEO na internet pense nestas perguntas:

  • Qual é o nível de conhecimento que meus clientes têm sobre SEO?
  • O que eu já sei a respeito de mecanismos de busca na internet?
  • Preciso começar a aprender sobre SEO do zero ou apenas reciclar o que aprendi?
  • Que valor eu poderia acrescentar aos meus conteúdos se a partir de hoje eles forem preparados para serem mais facilmente encontrados na internet.

Depois que aprendi a construir meus textos usando técnicas bem específicas de SEO, consegui ótimos clientes. E o melhor, esses novos clientes estão bem mais dispostos a pagar pelos meus serviços do que os anteriores.

Quero muito que você também sinta esse senso de realização profissional. Por isso, vou listar abaixo os sites onde aprendi meus primeiros passos com SEO:

  • 1. Blog da Rock Content

    A plataforma de conteúdo da Rock Content é simplesmente uma das melhores. Com posts simples, de entendimento fácil e aplicações consistentes, você aprende sobre produção de conteúdo muito bem. Uma dica é assinar a newsletter e o canal do Rock Content no Youtube. Se você clicar aqui, vai ler um post que na minha opinião é um dos melhores da internet sobre ranqueamento de conteúdo em buscadores.

  • 2. Blog SEO Master

    Aqui está outra forma incrível de aprender técnicas de ranqueamento para melhorar seus conhecimentos. O site apresenta tutoriais simples em linguagem acessível à maioria dos freelas iniciantes. Se quer começar agora mesmo a aprender técnicas para ranquear melhor o conteúdo que produz, clique aqui. As 7 aulas do Curso de SEO Grátis da SEO Master vão te ensinar tudo o que é preciso pra começar bem!

  • 3. Viver de Blog

    As dicas apresentadas pela equipe do VDB (Viver de Blog), gerenciada pelo Henrique Carvalho, vão ampliar sua visão do assunto. As informações claras e precisas que são publicadas pelo site ainda contam com diversos comentários de visitantes. Os passos detalhados conjugados com a experiência acumulada dos seguidores da plataforma são muito úteis. O conteúdo sobre o tema ensina o que dá certo e o que não dá. Basta replicar as sugestões e seu conteúdo vai subir às nuvens! Clique aqui para acessar o Guia Básico Para Iniciantes na Arte de Ranquear Conteúdos Épicos.

Para conhecer melhor o Viver de Blog, assista o vídeo abaixo, onde o Henrique Carvalho dá 10 dicas superpoderosas para os os primeiros passos com SEO. Confira:

  • 4. Yoast SEO

Logo no início dos meus trabalhos, quando eu ainda trabalhava apenas como redator, fui apresentado ao Yoast SEO. O plugin de WordPress hoje já ultrapassa os 5 milhões de instalações ativas. Mais de 27 mil avaliações já foram feitas sobre ele e até a escrita desse artigo, mais de 25.000 delas eram de 5 estrelas! Vou explicar como o plugin me impulsionou.

Ao instalar o plugin no seu blog, você terá o auxílio de um ‘mestre de ranqueamento’. Mesmo após as recentes mudanças dos parâmetros de relevância do Google, eu recomendo fortemente o uso dessa ferramenta de diagnóstico de SEO. A razão é óbvia: com tantos desenvolvedores trabalhando no plugin e tantas sugestões sendo enviadas, as melhorias têm sido sólidas e constantes.

Um dos melhores tutoriais sobre instalação e configuração do Yoast SEO está no Canal WP. Clique aqui para saber em detalhes como usar o plugin. Você precisa  de outra linha de detalhamento sobre como instalar o plugin? Uma ótima opção é a que está disponível no guia preparado pelo portal Marketing de Conteúdo. Clique aqui para visualizar o passo a passo da instalação e configuração.

DICA: antes de enviar o conteúdo para seu cliente, use o filtro de diagnóstico do Yoast.

Muitos freelas de conteúdo seguem a dica acima para fazer ajustes finais antes de publicar o conteúdo. Isso os ajuda a terem certeza de que seguiram as mais recentes técnicas de ranqueamento para os diversos motores de busca da web.

Continue aprendendo e comece logo a dar seus primeiros passos com SEO!

E você? Gostou do nosso post sobre 4 fontes de informação sobre os primeiros passos com SEO? O café já terminou? Então sirva outro e continue pesquisando mais sobre o assunto on-line. Leia muito e aplique o que for melhor para começar a trabalhar como freelancer na internet.

Se tiver dúvidas sobre SEO, sobre o plugin Yoast SEO ou sobre alguma técnica de ranqueamento, deixe um comentário. Nós do Freelancear teremos o maior prazer de ajudar você a alavancar sua produção de conteúdo relevante!