Trabalhar com prestação de serviços pela internet envolve proatividade. Quando falamos de começar um novo negócio, normalmente partimos de uma área mais abrangente para outra específica. Assim pensamos em começar a construir o empreendimento.

Na prestação de serviços, isso pode acontecer quando você já trabalha numa área específica. Mas também pode ocorrer o inverso. A mesma empresa pode oferecer diversos tipos de serviço. Isso vai depender do escopo de seu empreendimento e do seu objetivo a curto e médio prazo com esse negócio.

fazer prestacao de servicos pela internet

 

Primeiros passos para trabalhar com prestação de serviços pela internet

Para começar a falar de prestação de serviços e tudo que cerca essa forma de trabalho, o importante é entender, em primeiro lugar, como ele se configura. Uma empresa focada em prestar serviços disponibiliza profissionais de várias áreas que são contratados por outras empresas para um trabalho específico. O processo não inclui vínculo empregatício entre as partes. Pode ser um serviço de consultoria, assessoria ou outros tipos de serviço.

A prestação de serviço também pode partir de um profissional autônomo. É muito a contratação de profissionais para trabalhar em frentes específicas. Apesar de não ter vínculo empregatício com aquele empreendimento, eles precisam estar aptos a tarefa em questão. Dessa forma, o trabalho é estabelecido por um contrato que vai durar apenas o período necessário para a conclusão do job.

Esse tem sido um sistema bem comum, porque traz diversos benefícios para a empresa. Além disso, muitos profissionais, seja por necessidade ou por preferência, estão em busca de uma oportunidade como essa. Outro ponto a favor é que esse acordo pode trazer vantagens para as duas partes.

Quer saber mais sobre oportunidades diferentes para trabalhar de sua casa? Recentemente, preparamos posts falando sobre:

Como montar sua loja virtual Magazine Você

Como preparar conteúdo para converter mais

Como começar a fazer vídeos motivacionais

Como estruturar um banco de imagens grátis

 

Benefícios contratuais para ambas as partes

No caso dos freelancers existe a possibilidade de realizar uma gama de trabalhos diferentes. Ele não vai ficar preso à mesma ‘eterna’ rotina de trabalhos repetitivos. Além disso, ele não será muito afetado pelas mudanças constantes no mercado e pode ter uma independência financeira muito maior.

Para a empresa, a contração de um trabalhador autônomo é uma grande economia. Ela não vai ter gastos com férias, décimo terceiro ou todos os outros custos de se manter um funcionário no regime de trabalho CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). Além disso, a empresa poderá ter a visão de profissionais diferentes para cada job, o que pode enriquecer trabalhos futuros.

Imagine, por exemplo, o caso de uma empresa que contratar um redator ou um social media para realizar serviços em suas plataformas virtuais. A capacidade, as ideias e o planejamento aplicado desses profissionais pode ensinar muito os empreendedores que já trabalham na empresa. É como se ele deixasse um ar de inspiração para jobs futuros dentro da empresa! Nada mais positivo do que esse resultado em se contratar prestadores de serviços. Isso mesmo que o contrato deles seja para trabalhos de natureza física ou, como vimos, de natureza virtual.

prestacao de servicos pela internet em casa

 

Aumento da prestação de serviços pela internet no Brasil

Muitas empresas têm ingressado nesse setor em diversas áreas diferentes. Ao todo no Brasil, 60% do PIB vêm do setor de prestação de serviços. Além disso, esse tipo de sistema de trabalho tem uma capacidade de colocar muita gente no mercado de trabalho, o que é ótimo tanto para os funcionários quanto para o empregador. A prestação de serviços é realizada por:

  • Profissionais liberais,
  • Trabalhadores eventuais (freelancers) ou
  • Representantes comerciais.

As possibilidades de trabalho na área de prestação de serviços são efetivamente inúmeras!

Para profissionais autônomos, os trabalhos freelancer podem ser a oportunidade de continuar em sua área mesmo sem ter a carteira assinada. Infelizmente isso não é possível em todas as áreas. Mas para profissionais de comunicação, design, moda, fotografia, arte, informática e muitas outras, é possível. Prestar serviços nas suas áreas enquanto buscam outro trabalho, agrega experiência e pode ajudá-los a complementar sua renda.

 

5 ideias de prestação de serviços pela internet

Os empreendimentos que se norteiam pela prestação de serviços são inúmeros. Vamos agora focar 5 deles:

 

#1. Pequenos reparos

Todo mundo sempre precisa consertar alguma coisa em casa ou fazer pequenas reformas. Para isso, precisam de profissionais como pedreiros, eletricistas, pintores, marceneiros, jardineiros, dentre muitos outros.

prestacao de servicos pela internet tecnicos

Uma ótima ideia seria reunir todos esses profissionais numa loja virtual e oferecer esse tipo de serviço para os seus contatos. É o tipo de trabalho no qual não faltaria clientela. Além de criar um site e páginas nas redes sociais, você poderia focar em aplicativos  para alinhar vários clientes diferentes e diversos tipos de público.

 

#2. Cabelo e maquiagem

Muitas mulheres que precisam ir a um grande evento preferem se arrumar em casa em vez de ir até o salão de beleza. Por isso, que tal criar uma empresa em que os maquiadores e cabeleireiros fossem até a casa dos clientes?

prestacao de servicos pela internet cabelo

Essa é uma área em intensa expansão e pode oferecer uma boa opção para quem quer criar uma empresa desse nicho de mercado! A prestação de serviços pela internet pode ser um trampolim para alavancar a carreira de diversas cabeleireiras!

 

#3. Serviços de contabilidade

Quando a questão é cuidar da contabilidade de uma empresa ou de qualquer outra organização, é muito difícil fazer isso sozinho. Por isso, os contadores são tão importantes nesse momento.

prestacao de servicos pela internet contabilidade

Criar uma empresa que forneça serviços de contabilidade vai fazer com que você entre num mercado amplo e sempre necessário. E os ganhos? Estes são sempre constantes e garantidos!

 

#4. Manutenção de computadores

O computador é uma necessidade na vida de muita gente. Sendo assim, quando existe algum tipo de problema, as pessoas logo correm para consertá-los.

O problema é que sair de casa com um laptop pode ser muito perigoso dependendo de onde você mora. Além disso, nem todo mundo tem tempo hábil para sair de casa e levar o computador para o conserto.

prestacao de servicos pela internet notebook

Por isso, abrir uma empresa de assistência técnica de computadores é uma excelente ideia e com certeza é uma fonte de lucro certo!

 

#5. Serviços de tradução

Num mundo conectado e globalizado como o nosso, precisamos o tempo todo traduzir textos, livros e documentos para outras línguas. Nessas horas um tradutor é essencial. Mesmo quando a gente sabe falar essas línguas, podemos acabar não sabendo termos mais específicos ou típicos daquele idioma em particular.

prestacao de servicos pela internet traducao

Uma empresa que ofereça um serviço de tradutores juramentados seria a solução perfeita para esse problema!

Essas são apenas algumas das opções de prestação de serviços. As alternativas não param por aí. Encontre um grupo de profissionais capacitados e monte sua empresa de prestação e serviços.

A prestação de serviços pela internet é uma excelente opção para estruturar um negócio virtual! Seu e-commerce vai bombar se você pensar nas dores de seu público e colocar em prática sua estratégia de levar excelentes profissionais até a casa dos clientes!

Gostou do post? Continue acompanhando nossas dicas aqui no site. Siga também nossas redes sociais no Google Plus, no Facebook, no Twitter e no Instagram!