Para trabalhar como freelancer, você precisa dominar a escolha de palavras-chave para aplicar muito bem as técnicas de SEO. A sigla SEO, vem do inglês Search Engine Optimization, que quer dizer Otimização de Sistemas de Busca. SEO se define através de estratégias que tem a finalidade de melhorar o posicionamento do seu site em navegadores de busca, principalmente o Google. Uma das formas de se alcançar isso é através do uso de palavras-chave.

 

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O que são palavras-chave?

As famosas keywords (termo inglês) são palavras ou expressões relevantes sobre determinado assunto presentes nos seus sites e que vão auxiliar na busca. Para aplicar isso de forma lógica numa loja virtual, muitos detalhes precisam ser levados em consideração. É importante saber que conjunto de palavras ou expressões poderia levar o usuário até seu site. Por isso você deve organizá-las muito bem na produção de seu texto.

 

palavras chave 2
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

 

O marketing de conteúdo tem um papel muito importante ao fazer esta ponte entre o que uma loja virtual quer para o consumidor e o que ele está realmente buscando. É um trabalho delicado, que exige atenção e, principalmente, entendimento sobre essas técnicas. Só assim se conseguirá aplicá-las de maneira eficiente, de forma que traga mais tráfego e potenciais clientes para o empreendimento do seu cliente.

 

O que a ABNT fala sobre palavras-chave?

Normalmente, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são utilizadas mais para artigos acadêmicos ou científicos do que para outros tipos de conteúdo. Ou seja, o dono de uma loja virtual não tem a obrigação de adequar os textos presentes no seu site às normas da ABNT. Porém, nada impede que ele faça isso para uma utilização mais correta dessas técnicas.

Para a ABNT, as palavras-chave são “palavras representativas do conteúdo do documento, escolhida em vocabulário controlado”. Em um texto acadêmico ou científico, a recomendação é de que se utilize de 3 a 5 palavras-chave, que vão aparecer em dois momentos do seu texto. Primeiro durante o resumo do seu trabalho em Língua Portuguesa e depois no resumo em língua estrangeira (em geral, em Língua Inglesa). Ele é utilizado dessa forma exatamente porque é no resumo que a ideia do texto vai estar contida. É função da palavra-chave exprimir essa ideia.

Em um texto mais informal, o que acontece normalmente é que a expressão chave vai ser repetida algumas vezes. Não existe um número certo de ocorrências em que essa palavra ou expressão precisa aparecer. Mas normalmente, respeita-se as normas da ABNT nesse quesito e ela aparece entre 3 e 5 vezes em um texto de até 1.000 palavras. Na maioria dos casos essa expressão precisa aparecer em negrito no texto.

 

Como escolher as melhores palavras-chave para lojas online?

Para começar a pensar nas melhores palavras-chave para usar no site do seu cliente, você deve pensar no foco do produto dele. Também pode-se fazer um pequeno resumo sobre o que é a loja, sobre que vai ser vendido nela e sobre os valores que ela deseja passar para o consumidor. Algo que ajuda muito nesse processo é tentar definir a loja em poucas palavras. É a partir desse norte que será possível se guiar para encontrar as palavras-chave mais relevantes.

Outro fator que também auxilia na escolha de palavras-chave é saber o que o seu público-alvo está pesquisando na internet. O empreendedor precisa fazer uma pesquisa extensa e coletar dados e informações referentes ao comportamento online de seus futuros clientes. Esse tipo de pesquisa vai ser bastante trabalhoso, mas, no final, vai valer a pena. Vai fazer com que o proprietário da loja conheça melhor sua clientela. Isso é essencial para aplicar o marketing de conteúdo.

 

Você já usou o Keyword Planner Tool?

Existe uma ferramenta que vai ajudar bastante nesse processo: o Keyword Planner Tool. Esse aplicativo foi criado pela Moz, uma empresa conhecida em todo o mundo por ser especialista em SEO. Segundo eles, o Keyword Planner é a ferramenta mais impactante que já foi criada pela empresa. E não é para menos. O Keyword Planner consegue reunir informações que antigamente só eram coletadas por pelo menos três ou quatro ferramentas!

O Keyword Planner filtra e organiza as palavras-chave de acordo com a prioridade, através de métricas muito utilizadas para quem trabalha com SEO:

  • Volume
  • Dificuldade
  • Oportunidade
  • Importância
  • Potencial

Por conta disso, o Keyword Planner é uma ferramenta que apresenta mais de 90% de precisão, o que a torna extremamente eficaz. Além disso, é uma ferramenta que é de fácil utilização, fazendo com que seja possível que qualquer pessoa faça uso dela.

Sua página inicial é bem parecida com um navegador de buscas como o Google, por exemplo, e então é só colocar sua palavra-chave e clicar para ver os resultados. Logo após, a ferramenta vai te dar acesso a várias análises sobre aquela palavra-chave pesquisada. Em cima, vão ficar as informações sobre o volume, a dificuldade, a oportunidade e o potencial dessa palavra. E logo abaixo ficam as sugestões de outras palavras-chave. Do lado disso tudo está a análise de SERP, ou seja, a parte em que serão mostradas as páginas e sites que utilizam de forma orgânica essa palavra.

 

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Atualize o que você sabe sobre palavras-chave

Enfim, trabalhar bem o marketing de conteúdo e saber usar técnicas de SEO é fundamental para quem quer tornar o empreendimento do seu cliente um sucesso. Usando boas palavras-chave e fazendo bom uso das ferramentas disponíveis, você consegue um bom ranqueamento no Google.

 

palavras chave 1
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

 

Aqui vai uma palavra de cautela: nos últimos meses, o modo como o Google leva em conta o ranqueamento dos blogs e sites da internet requer equilíbrio do empreendedor. Porque? Já por muito tempo o Google avisa que não se deve apenas ter a preocupação de ranquear um site ou blog por meio de SEO. Portanto, produza conteúdo de qualidade, apresentando o que o público realmente procura. Esse é o segredo para quem quer atrair visitas orgânicas que façam da plataforma um sucesso!

Quer saber mais sobre como produzir conteúdo que faça diferença na vida do leitor? Clique aqui e leia nosso post “Como começar a produzir conteúdo relevante para a internet?”.

Quer saber mais? Continue acompanhando nossas dicas. Logo abaixo você pode curtir em 6 minutos dicas valiosíssimas do Especialista em Marketing de Conteúdo, Rafael Rez. Ele explica detalhes sobre Conteúdo Longo num dos vídeos da série Marketing Hacks. Confira!

 

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