Para trabalhar como freelancer, você precisa dominar a escolha de palavras-chave para aplicar muito bem as técnicas de SEO. A sigla SEO, vem do inglês Search Engine Optimization, que quer dizer Otimização de Sistemas de Busca. SEO se define através de estratégias que tem a finalidade de melhorar o posicionamento do seu site em navegadores de busca, principalmente o Google. Uma das formas de se alcançar isso é através do uso de palavras-chave.
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O que são palavras-chave?
As famosas keywords (termo inglês) são palavras ou expressões relevantes sobre determinado assunto presentes nos seus sites e que vão auxiliar na busca. Para aplicar isso de forma lógica numa loja virtual, muitos detalhes precisam ser levados em consideração. É importante saber que conjunto de palavras ou expressões poderia levar o usuário até seu site. Por isso você deve organizá-las muito bem na produção de seu texto.
O marketing de conteúdo tem um papel muito importante ao fazer esta ponte entre o que uma loja virtual quer para o consumidor e o que ele está realmente buscando. É um trabalho delicado, que exige atenção e, principalmente, entendimento sobre essas técnicas. Só assim se conseguirá aplicá-las de maneira eficiente, de forma que traga mais tráfego e potenciais clientes para o empreendimento do seu cliente.
O que a ABNT fala sobre palavras-chave?
Normalmente, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são utilizadas mais para artigos acadêmicos ou científicos do que para outros tipos de conteúdo. Ou seja, o dono de uma loja virtual não tem a obrigação de adequar os textos presentes no seu site às normas da ABNT. Porém, nada impede que ele faça isso para uma utilização mais correta dessas técnicas.
Para a ABNT, as palavras-chave são “palavras representativas do conteúdo do documento, escolhida em vocabulário controlado”. Em um texto acadêmico ou científico, a recomendação é de que se utilize de 3 a 5 palavras-chave, que vão aparecer em dois momentos do seu texto. Primeiro durante o resumo do seu trabalho em Língua Portuguesa e depois no resumo em língua estrangeira (em geral, em Língua Inglesa). Ele é utilizado dessa forma exatamente porque é no resumo que a ideia do texto vai estar contida. É função da palavra-chave exprimir essa ideia.
Em um texto mais informal, o que acontece normalmente é que a expressão chave vai ser repetida algumas vezes. Não existe um número certo de ocorrências em que essa palavra ou expressão precisa aparecer. Mas normalmente, respeita-se as normas da ABNT nesse quesito e ela aparece entre 3 e 5 vezes em um texto de até 1.000 palavras. Na maioria dos casos essa expressão precisa aparecer em negrito no texto.
Como escolher as melhores palavras-chave para lojas online?
Para começar a pensar nas melhores palavras-chave para usar no site do seu cliente, você deve pensar no foco do produto dele. Também pode-se fazer um pequeno resumo sobre o que é a loja, sobre que vai ser vendido nela e sobre os valores que ela deseja passar para o consumidor. Algo que ajuda muito nesse processo é tentar definir a loja em poucas palavras. É a partir desse norte que será possível se guiar para encontrar as palavras-chave mais relevantes.
Outro fator que também auxilia na escolha de palavras-chave é saber o que o seu público-alvo está pesquisando na internet. O empreendedor precisa fazer uma pesquisa extensa e coletar dados e informações referentes ao comportamento online de seus futuros clientes. Esse tipo de pesquisa vai ser bastante trabalhoso, mas, no final, vai valer a pena. Vai fazer com que o proprietário da loja conheça melhor sua clientela. Isso é essencial para aplicar o marketing de conteúdo.
Você já usou o Keyword Planner Tool?
Existe uma ferramenta que vai ajudar bastante nesse processo: o Keyword Planner Tool. Esse aplicativo foi criado pela Moz, uma empresa conhecida em todo o mundo por ser especialista em SEO. Segundo eles, o Keyword Planner é a ferramenta mais impactante que já foi criada pela empresa. E não é para menos. O Keyword Planner consegue reunir informações que antigamente só eram coletadas por pelo menos três ou quatro ferramentas!
O Keyword Planner filtra e organiza as palavras-chave de acordo com a prioridade, através de métricas muito utilizadas para quem trabalha com SEO:
- Volume
- Dificuldade
- Oportunidade
- Importância
- Potencial
Por conta disso, o Keyword Planner é uma ferramenta que apresenta mais de 90% de precisão, o que a torna extremamente eficaz. Além disso, é uma ferramenta que é de fácil utilização, fazendo com que seja possível que qualquer pessoa faça uso dela.
Sua página inicial é bem parecida com um navegador de buscas como o Google, por exemplo, e então é só colocar sua palavra-chave e clicar para ver os resultados. Logo após, a ferramenta vai te dar acesso a várias análises sobre aquela palavra-chave pesquisada. Em cima, vão ficar as informações sobre o volume, a dificuldade, a oportunidade e o potencial dessa palavra. E logo abaixo ficam as sugestões de outras palavras-chave. Do lado disso tudo está a análise de SERP, ou seja, a parte em que serão mostradas as páginas e sites que utilizam de forma orgânica essa palavra.
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Atualize o que você sabe sobre palavras-chave
Enfim, trabalhar bem o marketing de conteúdo e saber usar técnicas de SEO é fundamental para quem quer tornar o empreendimento do seu cliente um sucesso. Usando boas palavras-chave e fazendo bom uso das ferramentas disponíveis, você consegue um bom ranqueamento no Google.
Aqui vai uma palavra de cautela: nos últimos meses, o modo como o Google leva em conta o ranqueamento dos blogs e sites da internet requer equilíbrio do empreendedor. Porque? Já por muito tempo o Google avisa que não se deve apenas ter a preocupação de ranquear um site ou blog por meio de SEO. Portanto, produza conteúdo de qualidade, apresentando o que o público realmente procura. Esse é o segredo para quem quer atrair visitas orgânicas que façam da plataforma um sucesso!
Quer saber mais sobre como produzir conteúdo que faça diferença na vida do leitor? Clique aqui e leia nosso post “Como começar a produzir conteúdo relevante para a internet?”.
Quer saber mais? Continue acompanhando nossas dicas. Logo abaixo você pode curtir em 6 minutos dicas valiosíssimas do Especialista em Marketing de Conteúdo, Rafael Rez. Ele explica detalhes sobre Conteúdo Longo num dos vídeos da série Marketing Hacks. Confira!
O Multiplace é um motor de busca específico para divulgação de lojas virtuais.
O sistema encontra os produtos nas páginas da loja, classifica entre as nossas categorias e publica no site automaticamente.
Obrigado por seu comentário Flávio! Dicas como a sua, sobre a ferramenta que indicou, são extremamente úteis para quem está começando! Valeu!
Acabamos de lançar um Gerador SEO para lojas virtuais no Multiplace. Com base no conteúdo dos títulos dos produtos, apresentamos a frequência e combinações de palavras-chaves. Com estas informações, temos um ponto de partida para usar em conjunto com o Keyword Planner e realizar as pesquisas. Vejam exemplo em http://www.multiplace.net.br/site/pagina/gerador_seo.html
Olá Flávio! Obrigado por dispor aos usuários do nosso blog ferramentas que podem aumentar a produtividade deles escolhendo as melhores keywords! Valeu!
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