Kamilla Franco tem uma história com a qual você pode se inspirar para dar seus primeiros passos como freelancer na internet.

Desde 2015 trabalhando home office, ela aprendeu que não é bom ser multitarefa, mas que perseverar é essencial. Com tanto aprendizado nos últimos anos da vida dela, decidi entrevistar nossa colega de área de atuação.

Vocês vão gostar bastante do que ela me contou!

 

Kamilla Franco e seus primeiros contatos com o trabalho freelancer

A trajetória da Kamilla Franco combina com o dia a dia de muitos de nós. Vamos conhecer um pouco sobre os primeiros contatos dela com a área de atuação freelancer?

 

Freelancear: “Vamos começar, Kamilla? Qual é a sua atividade profissional no momento?”

Kamilla Franco: “Atualmente eu trabalho como assistente virtual freelancer.”

 

Freelancear: “Conta pra gente um pouco sobre o teu trabalho? Por exemplo, o que te fez optar pelo estilo de vida profissional freelancer?”

Kamilla Franco: “Trabalho como freelancer há 2 anos e meio. Não conhecia este tipo de atividade. Porém, quando tive minha primeira filha, decidi não trabalhar fora mais e meu irmão me falou sobre este trabalho. Foi onde comecei a trabalhar nesta modalidade. O meu maior desafio foi conseguir o primeiro projeto! Fiquei quase 1 ano lutando até conseguir. :)”

 

Freelancear: “Puxa, que interessante, Kamilla, saber que sugestões de familiares foram de ajuda pra você! Fale um pouco sobre suas primeiras experiências… Em algum momento você pensou em desistir?”

Kamilla Franco: “Várias vezes eu pensei em desistir! E algumas vezes eu até desisti…. rs Como eu disse, levei quase 1 ano para conseguir me consolidar como freelancer. Tentei várias plataformas, mas era muito difícil conseguir o primeiro projeto. 🙁 Quando eu estava na plataforma Workana há 9 meses, eu consegui meu primeiro projeto.. Mas, para minha surpresa, isto não facilitou conseguir outros… 😐 Foi neste momento que eu desisti!

Mas 4 meses depois, movida pela necessidade de conseguir algo ou teria que voltar a trabalhar fora, eu acessei novamente a plataforma e voltei a tentar… Foi neste momento que um cliente que eu tinha feito proposta há quase 6 meses, me deu um retorno interessado em minha proposta. E foi a partir deste dia que não fiquei nem 1 dia sequer sem trabalho mais! :)”

Leia o artigo: “3 passos para Começar a Trabalhar na Workana como freelancer”.

 

Conselhos de quem aprendeu a elevar a qualidade no atendimento ao cliente

A Kamilla aprendeu diversas lições como profissional à medida que o tempo passou. Perguntamos a ela como foi lidar com os vacilos e que aprendizado ela absorveu no modo de atender seus primeiros clientes. Vejam mais uma parte da nossa entrevista.

 

Freelancear: “É curioso você mencionar isso, pois muitos profissionais acessam a plataforma e também sentem essa dificuldade. Legal saber que a persistência teve um valor importante pra ti! Mas nem tudo são rosas, né Kamilla? Gostaria de comentar aqui alguns erros que cometeu no percurso e como você fez para contorná-los?”

Kamilla Franco: “O erro principal foi pegar mais trabalho do que eu conseguia realizar… E acredito que este seja o erro de todo freelancer em início de carreira! Nos empolgamos e queremos “abraçar o mundo”. Mas, felizmente, eu consegui corrigir o erro e entregar todos os trabalhos no prazo! (Isso me custou umas 6 noites dormindo apenas 2 horas por noite e trabalhando em torno de 18 horas por dia, mas consegui! hehe)

O meu conselho é: estipule uma quantidade de horas por dia que você irá trabalhar; faça uma média de quanto tempo cada trabalho te toma e não pegue mais trabalhos do que você consegue fazer! Isso é muito importante para não perder a qualidade do seu trabalho e manter seu cliente satisfeito.. Pois neste tipo de trabalho, sua reputação é tudo! E cada cliente satisfeito, gera mais 3 clientes (por indicação)… Então invista nisso: qualidade!”

 

Freelancear: “Muita gente tá procurado novas oportunidades de trabalho como freelancer na internet, Kamilla. Nesse ‘momento econômico’, você recomenda a atuação freelancer para outros profissionais?”

Kamilla Franco: “Sim! Infelizmente, o desemprego está crescendo cada vez mais e esta é uma ótima maneira de conseguir alguma renda.. Eu indico totalmente!”

 

Freelancear: “Quais plataformas de trabalho deram certo pra ti como assistente virtual, que você recomendaria pra galera aqui do blog?”

Kamilla Franco: “Eu tentei várias plataformas mas a única plataforma que eu me adaptei e consegui projetos foi na Workana. Todos os meus trabalhos foram realizados somente nesta plataforma.”

 

Reflexões que impulsionam a atuação profissional

Profissionais de diversas áreas costumam ter suas próprias referências para continuar em frente no mercado competitivo em que atuamos. Por isso, ser um profissional liberal demanda força emocional e garra.

Perguntamos à Kamilla sobre as referências dela nessa direção. Veja só o que ela comentou sobre o assunto.

 

Freelancear: “Todos nós temos boas referências de base, como uma pessoa, um livro, uma frase, um curso ou algo assim. O que foi uma referência na sua época de formação como freelancer?”

Kamilla Franco: “Desde pequena, meus pais sempre diziam uma frase que carrego para minha vida:

“Tudo que você se propor a fazer, faça com qualidade e dedicação”.

E como dizem: o exemplo é o melhor conselho que alguém pode dar. Então eu sempre tive esta frase e essas duas pessoas como modelo: meus pais!”

 

Freelancear: “Que legal ver que você se apega com firmeza aos seus valores pessoais. Isso é raro hoje em dia, Kamilla! Parabéns! Olhando pra trás, o que você acha que mais valeu a pena?”

Kamilla Franco: “Valeu a pena perseverar! Se eu tivesse desistido totalmente quando não conseguia projetos, hoje não teria a oportunidade que estou tendo! Então valeu a pena não desistir.. :)”

 

Freelancear: “Como você definiria o seu profissionalismo nas épocas ‘pré-freela’, ‘freela’ e ‘pós-freela’?”

Kamilla Franco: “Meu profissionalismo sempre foi o mesmo… Acredito que o aspecto em que eu amadureci bastante, foi na administração do meu tempo e das minhas prioridades.”

Confira o artigo: “7 motivos para Começar Com a Workana e freelancear bem”.

 

Benefícios pessoais do trabalho freelancer

Os maiores motivos para muitos profissionais continuarem trabalhando como freelancers tem a ver com os benefícios que a rotina pessoal deles absorve. Por isso, conversamos com a Kamilla sobre isso na parte final da nossa entrevista.

Vejam quais são os benefícios que ela está colhendo por ter escolhido trabalhar como freelancer.

 

Freelancear: “Kamilla, você diria que trabalhar como freelancer melhorou o seu estilo de vida?”

Kamilla Franco: “Melhorou e muito!!! O motivo porque me tornei freelancer foi justamente o meu estilo de vida. Quando nasceu minha primeira filha, eu disse que não trabalharia fora mais, pois não queria deixar meus filhos em berçários ou com babás (nada contra quem opta por isso, mas a minha escolha foi outra: eu escolhi cuidar dos meus filhos pessoalmente e assistir o crescimento e desenvolvimento deles de perto). Por isso me tornei freelancer, para poder trabalhar na minha casa, cuidando deles!

Depois de um tempo eu percebi quantas alternativas eu tinha: poder viajar sempre que eu quisesse, sem depender se vou estar de folga ou não; ter flexibilidade para ir ao médico, ao shopping ou ao cinema… Eu percebi que eu poderia trabalhar de qualquer lugar, desde que eu tenha acesso à internet! E isso tem feito toda diferença para mim e minha família.. Não importa se é abril ou novembro, se haverá ou não feriado, se nós queremos sair e fazer uma viagem, nada me impede.. Com meu notebook ou celular na bolsa, eu posso trabalhar de qualquer lugar! =)”

 

Freelancear: “Puxa, que legal saber disso! Também ficamos felizes por estas conquistas! Gostaria de citar pra nós alguma conquista especial que teve por escolher trabalhar como freelancer?”

Kamilla Franco: “Na minha área é difícil citar conquistas, pois trabalho como assistente virtual. Mas a minha maior conquista é ter hoje mais de 5 clientes fixos e outros 5 ‘esporádicos’ que conquistei através de indicações do meu ótimo trabalho e já ter uma pequena equipe trabalhando comigo para me ajudar na demanda! :)”

Leia também a entrevista : “Vitor Rodrigues: de freelancer a gestor de conteúdo”.

 

Conclusão

As impressões reveladas nas palavras da Kamilla Franco servem de auxílio e até de consolo pra quem está começando como freelancer. Hoje em dia ela possui um perfil invejável na maior plataforma freelancer da América Latina: a Workana.

Sendo assim, que tal conhecer o perfil e dela e se inspirar no modo como a Kamilla trabalha para dar os seus primeiros passos no universo de trabalho que mais cresce hoje em dia?

Temos certeza de que você vai gostar do que vai ver! Se desejar, deixe seus comentários aqui embaixo e será um prazer para a Kamilla responder suas dúvidas!

Em breve teremos mais entrevistas de outros profissionais aqui no blog. Não deixa de assinar nossa newsletter e conferir as novidades logo que elas foram publicadas!