Tudo começou em 2012, quando comecei a trabalhar como redator web. Nunca imaginei que conseguiria ganhar a vida com as palavras que saíssem dos meus dedos. E posso afirmar a vocês com toda convicção que escrever artigos online é uma forma gratificante de trabalho para quem ama a comunicação escrita.

De início eu pensava que essa história de ganhar dinheiro trabalhando pela web em casa era balela. Alguns meses depois de conhecer alguns sites de trabalho freelancer, isso começou a mudar. A área de redator freelancer me ensinou muito sobre a arte da comunicação. Escrever artigos se tornou uma forma de trabalhar com algo que sempre amei: a leitura e a escrita.

Com o passar dos meses, aprendi a escrever um artigo, o que faz um redator e quanto ganha alguém que produz conteúdos escritos para a web. Após erros e acertos, eu consegui, enfim, entender o que é um redator web. Isso me fez querer aprimorar minhas habilidades a fim de me tornar um produtor de conteúdo freelancer.

Eu preparei esse post aqui do blog para te contar um pouco sobre:

  • O que é um redator web?
  • De que forma funciona o trabalho de redator freelancer?
  • Quais são algumas dicas para escrever um artigo?
  • O que se deve levar em consideração ao escrever uma redação online?
  • Porque um redator freelancer deveria pensar em se aprimorar a fim de se transformar num criador de conteúdo freelancer?
  • Sobre o que fala o e-book “Freelancer de Conteúdo: Seus Primeiros Clientes em 20 Dias”?

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O que um redator web faz?

Redator web é o profissional que entrega aos seus clientes ideias no formato escrito. Mas porque isso se tornou uma necessidade? Bem, hoje em dia todo site, blog ou rede social precisa ter conteúdo. Isso acontece porque muitas pessoas buscam informações para solucionar problemas ou dúvidas on-line. Por causa disso, os proprietários de negócios presentes na internet precisam manter o seu público informado.

o que é um redator web

É justamente aí que entra a importância dos redatores. Um profissional de redação consegue transformar tutoriais, conceitos, explicações, ofertas e serviços em textos atrativos e fáceis de entender. Por terem essa habilidade, a função deles é essencial tanto para empresas como também para empreendedores individuais. Por que?

É simples. Pense um pouco… Se um empreendedor ou uma empresa acham difícil reservar tempo para escrever ou não têm agenda suficiente para fazer isso, o que eles podem fazer? Contratar um profissional freelancer de redação para produzir esses conteúdos textuais.

Mas como acontece na prática esse tipo de contratação? A resposta vem agora.

Como um redator freelancer é encontrado na internet?

Há diversas maneiras de contratar um redator freelancer. Algumas delas incluem as possibilidades que relacionei abaixo.

  • MARKETPLACES. Muitos empreendedores e empresas buscam redatores freelancers em marketplaces, ou sites de vendas de serviços. Os maiores deles hoje em dia são Workana, Rock Content, Contentools, Crowd, Fiverr, Freelancer e Upwork. Mas não estou dizendo que estes são os únicos ou os melhores sites.
  • PORTFÓLIO. O contato também pode ser feito com o freelancer através do portfólio online dele. Alguns profissionais publicam páginas de portfólio usando o WordPress, o Medium, o LinkedIn ou a Contently. A ideia é apresentar um pouco do seu trabalho por lá. Veja por exemplo, o meu portfólio on-line clicando aqui. Nele eu apresento uma ideia geral do que já fiz. Também incluí alguns conteúdos já publicados em grandes portais da internet.
  • APLICATIVOS DE MENSAGEM. Outra forma de ser encontrado como profissional de redação é através de postagens de jobs em grupos de aplicativos de mensagens. Quando um empreendedor está buscando profissionais qualificados para certas atividades, eles ingressam em alguns desses grupos. E é comum eles postarem demandas usando um contato do WhatsApp ou do Telegram que não seja o pessoal. Assim, quem fica atento na interação que há nesses grupos e comunidades, ou faz parte de listas de transmissão do WhatsApp, pode ficar sabendo primeiro de uma demanda.
  • O BOM E VELHO E-MAIL. Ainda quero citar outra maneira interessante de conseguir mais clientes de redação web. É um jeito bem tradicional, mas ainda bem usado por muitos profissionais. Alguns jobs anunciados em redes sociais pedem que você envie uma mensagem de e-mail. Se isso acontecer, tente enviar uma mensagem o mais rápico possível. Pode ser um currículo ou uma apresentação profissional (preparados em PDF). Uma alternativa parecida seria enviar e-mail para agências de conteúdo web oferecendo seus serviços como profissional freelancer de redação web.

Quando o redator web faz a parte dele e se comunica com o cliente em potencial o mais breve possíve, isso em si só já faz bastante diferença. Quando a comunicação entre as partes ocorre logo que a demanda surge, o cliente sente que o profissional realmente quer abraçar o job.

Na sequência virá o processo de negociação de prazos, de apresentação de um briefing por parte do cliente e o start da produção do conteúdo em si. Voilà! O job veio e o profissional agarrou ele com unhas e dentes! É assim que muitos redatores web oferecem seus serviços e são contratados na internet.

Mas como eles são pagos para trabalhar?

como funciona o trabalho de redator freelancer

Como um redator freelancer é pago para trabalhar?

Os marketplaces, ou plataformas freelancer, costumam garantir o pagamento do redator web. Assim, mesmo  que o cliente suma do mapa, você pode receber o pagamento pelo que entregou. Isso é seguro? Alguns consideram que sim. Eu mesmo já prestei serviços em sites como Freelancer, Workana, Crowd e nunca tive problemas com essa forma de receber os pagamentos.

Outros redatores preferem pagamento antecipado por 50% do job antes de começar a digitar. A decisão sempre vai ser sua e, ao passo que aprender novas técnicas de prospecção de clientes, sua agenda começa a ser preenchida com mais regularidade.

Para ter uma rotina sustentável de trabalho, replique o que funcionou e evite o quanto antes aquilo que deu errado.

Mas na hora de colocar os dedos no teclado, alguns redatores tremem na base. Então, uma boa pergunta seria: que coisas devemos levar em conta para produzir um conteúdo relevante? Ou em outras palavras, o que mais importa na hora de escrever um artigo? Veja abaixo 5 dicas simples que muitos redatores web seguem para escrever textos persuasivos.

5 passos simples para um redator web escrever seus primeiros artigos

Escrever redação online é uma habilidade que precisa ser desenvolvida. Um bom profissional precisa aplicar alguns pontos importantes tanto na preparação (ou curadoria do conteúdo) como na hora de redigi-lo. Leia agora 5 passos que aprendi a dar nas minhas primeiras semanas trabalhando como redator web.

1. Entenda o que o cliente realmente quer

Em primeiro lugar, todo redator freelancer iniciante precisa estabelecer e manter uma boa comunicação com o seu cliente. Por que isso é tão importante assim? Antes da produção de um conteúdo vem o briefing (ou instrução) do projeto, que normalmente é construído pelo cliente. Esse briefing tem de ser claro e bem específico.

redatora pesquisando necessidades dos clientes

Sendo assim, nesse ponto inicial do projeto, não hesite em perguntar para o cliente o que ele realmente espera dos artigos que você vai escrever. Alguns detalhes são essenciais, como por exemplo:

  • Quantos artigos (ou textos) ele quer que você escreva?
  • Qual será o tamanho de cada artigo?
  • Quais são os títulos e os subtítulos de cada artigo?
  • Que informações cada subtítulo precisa entregar?
  • Que palavras-chave serão usadas?
  • Com que frequência as palavras-chave e seus sinônimos deverão ser repetidos ou enfatizados?
  • Que tipo de imagens o cliente quer usar durante o texto e onde elas estarão posicionadas?
  • O artigo vai incluir vídeos, áudios, e-books ou outros tipos de materiais ricos?

Esses pontos são importante, acima de tudo para que o conteúdo seja otimizado ao máximo possível para SEO. Assim ele vai ranquear melhor em buscadores como o Google e o Bing. Com o passar do tempo e mais experiência, você poderá solicitar aos seus clientes mais detalhes para escrever um artigo relevante.

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2. Aprofunde-se em pesquisas mais focadas

O segundo dos 5 passos para escrever um bom artigo tem a ver com o tipo de pesquisa que um redator faz antes de começar a escrever. Essa pesquisa precisa ser muito bem focada. É por isso que, nesse momento, seria prático que você já tivesse em mãos os títulos e os subtítulos definidos previamente pelo cliente.

Como ajuda para a curadoria do seu conteúdo, reflita profundamente nas seguintes perguntas:

  • O que a internet já têm disponível sobre o assunto?
  • Que tipos diferentes de abordagens já foram feitas a respeito do tema?
  • O que eu preciso incluir nesse artigo para mexer com as emoções do leitor?
  • Durante o conteúdo, que ideias eu devo apresentar, defender, promover ou evitar?
  • Se meu artigo contém uma oferta, como ela será apresentada para não gerar dúvidas na mente do público?

redatora aprofundando pesquisas sobre necessidades dos clientes

Por pensar em perguntas parecidas com essas, sua mente vai viajar longe nas reflexões. Sugiro que quando tiver respostas para esses questionamentos, você as anote, seja no papel ou num bloco de notas do seu computador. Essas anotações vão começar a te ajudar a pesquisar sobre o tema on-line. E quando bons links de referência surgirem, não se esqueça de salvá-los para consultar essas informaçoes depois.

Após bastante pesquisa, você estará pronto para escrever artigos diferenciados. Seus conteúdos terão mais peso, serão mais atraentes e persuasivos, captando com força a atenção do público. tenha certeza de que pesquisas profundas e focadas antes da escrita em si são um dos grandes segredos para escrever artigos relevantes.

3. Peça feedbacks e faça melhorias constantes

Após fazer pesquisas como as que acabei de mencionar, é natural que os conteúdos que escrever se tornem mais atrativos. Mas como ter certeza de que seus artigos realmente agradam? Só a ótica do seu cliente vai poder te dar essa resposta. Por isso, em terceiro lugar, envie seus textos para o cliente.

Peça feedbacks (opiniões) sinceros a respeito do que foi escrito. Antes de qualquer coisa, quando seu cliente responder, agradeça as opiniões apresentadas, mesmo que elas contenham muitas críticas. Trabalhe nas melhorias que seus artigos precisam ter e reenvie os textos novamente ao cliente.

checklist de redacao

Isso deve ser feito até que sua produção de matéria escrita satisfaça seu contratante. Procure não sinalizar o fim do job até ter absoluta certeza de que cumpriu o que foi combinado. Isso eleva a confiança do cliente em sua produção de conteúdo textual. E também mostra a ele que você é muito mais do que um mero profissional. Você está se tornando um parceiro intelectual do projeto dele.

O feedback auxilia de forma poderosa a capacidade de comunicação e o desenvolvimento de todo profissional.

Com todas as correções solicitadas pelo cliente tendo sido feitas, é hora de publicar o conteúdo no site, rede social ou em algum formato off-line, como por exemplo um documento PDF ou PPT. Como fazer isso com cuidado e atenção?

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4. Publique o conteúdo corretamente

Escrever um conteúdo é uma coisa; publicá-lo corretamente é outra bem diferente. Por isso, por mais incomum que pareça, o quarto dos 5 passos para escrever bons artigos para a internet envolve o formato da publicação dele. Como assim?

Bem, a grande maioria dos artigos produzidos por redatores freelancers são publicados na internet. Ou seja, muitos dos conteúdos que você entregar para o seu cliente estarão disponíveis 100% do tempo em sites, redes sociais e portais de comunicação. Por isso, se ainda não pesquisou sobre CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), a hora é essa!

redator publicando conteudo no wordpress

Um dos CMS’s mais usados do mundo atualmente é o WordPress. Com ele você publica conteúdos on-line usando infinitas possibilidades. As milhares de ferramentas disponíveis dentro do WordPress permitem que você:

  • Gerencie a inclusão de mídias no decorrer do texto.
  • Diagrame o seu conteúdo de forma responsiva.
  • Edite e republique o conteúdo de qualquer lugar do mundo.
  • Tenha alta segurança na proteção da informação publicada.
  • Otimize o conteúdo para SEO a fim de que ele seja facilmente encontrado na internet.

Pesquise também sobre como publicar conteúdos em outros tipos de CMS. A ideia é não só se contentar em encontrar clientes que queiram um simples redator. Mas sim um profissional de redação que não só produz conteúdos, mas que sabe publicá-los corretamente.

Mas e se o seu cliente pedir para que seus artigos sejam publicados off-line, talvez em um PDF? Você saberia estruturar um documento em PDF? Ou então converter documentos para PDF ou outros formatos? Essas são boas habilidades para desenvolver. Algo que também pode fazer sua carteira de clientes aumentar e se tornar bem lucrativa é aprender a diagramar e-books.

À medida que compor, vender e publicar textos para seus clientes, você terá à sua disposição as primeiras peças do seu portfólio profissional. Já imaginou com isso seria ótimo para ganhar mais visualização como freelancer de redação web? Mas com isso funciona?

5. Construa seu portfólio com os conteúdos que publicou

O último dos 5 passos para escrever artigos como redator web envolvedivulgar os serviços que você prestou escrevendo conteúdos. Como isso pode ser feito de forma prudente e segura do ponto de vista jurídico? Essa pergunta é importante, pois não pense que todo e qualquer conteúdo produzido pode ser divulgado no seu portfólio.

Portfólio é a relação de trabalhos que um profissional, empreendedor ou empresa prestou para determinado cliente.

portfolio de redacao web

Por isso, antes de divulgar que você produziu um determinado conteúdo, pergunte se seu cliente permite que você faça isso no seu portfólio de redação. E aqui vai uma dica de ouro: antes de escrever artigos para clientes ‘maiores’, crie um portfólio com artigos, posts, artigos, e-books, infográficos, podcasts, vídeos ou outros tipos de conteúdo que você já fez.

Caso não tenha nenhum conteúdo publicado na internet, que tal produzir alguns especialmente para servirem como seu portfólio? Você pode fazer isso usando uma plataforma aberta de conteúdo como, por exemplo, o Medium ou o pulse do Linkedin.

Será que um portfólio precisa estar disponível on-line? Não necessariamente. Nós já escrevemos aqui no blog sobre como atrair novos clientes usando uma apresentação profissional em PDF. Mas é claro que pode ser prático ter também um link onde os seus trabalhos possam ser visualizados on-line.

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Como conquistar os seus primeiros clientes de redação web?

Os 5 passos simples que acabei de explicar para você vão te ajudar a aumentar a sua experiência como profissional de redação. Ou se você quer começar a atuar com redação web, esses detalhes vão te poupar bastante tempo e energia buscando informações.

Quando eu digo que dá realmente para viver produzindo conteúdo, eu não estou exagerando. Eu comecei a estudar sobre o assunto em 2016 e até hoje consigo viver de conteúdo. Talvez você leia por aí que só consegue viver de conteúdo quem sabe os “grandes segredos” sobre o assunto. Mas eu penso diferente.

Acredito que esses ‘segredos’ são só ‘dicas desconhecidas’. Todo tipo de conhecimento aumenta quando alguém dedica e atenção para aprender sobre isso. Então não se apavore pensando que trabalhar com redação web é para poucos ou só para quem é tido como alguém ‘inteligente’ ou algo assim.

Assim como eu fiz, você pode pesquisar e conhecer novas técnicas de redação e se aprimorar. Veja, por exemplo, quais são alguns conceitos de redação web que seria interessante você reservar tempo para ler e entender bem.

Que conceitos importantes os redatores web precisam conhecer?

O trabalho de redator freelancer é árduo, bem similar ao que ocorre em outras áreas. Por isso, se a sua intenção é ganhar dinheiro escrevendo artigos, aprenda o que puder a respeito dos seguintes assuntos:

  • Público-alvo
  • Persona
  • Marketing de conteúdo
  • Briefing de redação
  • Revisão textual
  • Gramática
  • Semântica
  • SEO On-Page
  • SEO White-Hat
  • SEO Black-Hat
  • Backlinks
  • Inbound marketing
  • Ghostwriting
  • Copywriting

diferenca entre redator e conteudista

Uma coisa que eu fiz e que foi de muita ajuda para mim no começo foi ler materiais ricos a respeito desses temas. E onde a gente encontra esses materiais? Nos próprios sites que falam sobre esse tema. Alguns deles são:

Nesses e em outros sites há bons artigos falando a respeito dos conceitos que citei antes. Você também também baixar nesses sites e-books que explicam como se escreve bem um conteúdo para a internet. Mas será que é bom consumir todo e qualquer conteúdo sobre redação web? Penso que essa atitude não seja muito produtiva.

Como aprender sobre redação web sem ser inundado pelo excesso de informação?

Eu tenho algumas sugestões sobre como absorver conhecimento sem ser inundado por uma enxurrada de informação. Analise o seguinte:

  • Antes de assinar a newsletter de um blog, avalie o tipo de conteúdo que ele entrega.
  • Consuma conteúdos que se encaixam no seu atual momento profissional.
  • Baixe e-books, infográficos e outros materiais ricos usando um endereço de e-mail criado especificamente para isso. Assim você evita receber zilhões de mensagens na caixa de entrada do seu e-mail pessoal ou profissional.
  • Edite o envio de mensagens para que você receba apenas conteúdos que realmenteensinarão algo útil sobre redação web.

No vídeo abaixo eu compartilho duas dicas simples para quem quer começar a ser redator web. Que tal dar uma pausa na leitura do artigo e ver o vídeo?

Outra coisa que você pode fazer é cosumir os conteúdos aqui do blog para redatores que estão começando no mercado. No final das contas nada substitui as próprias experiências que você mesmo vai adquirir se tornando um produtor de conteúdo freelancer.

Então, resumindo se você deseja entrar para o mercado como redator web, siga esses passos:

  1. Aprenda a compreender o que o cliente realmente quer
  2. Pesquise com profundidade sobre os assuntos que vai escrever
  3. Deixe o cliente à vontade para dar feedbacks quando ele quiser
  4. Aprenda a publicar os conteúdos de forma correta na internet
  5. Peça permissão aos seus clientes para divulgar os conteúdos que você produziu em seu portfólio

Reserva um tempo para refletir no que você leu aqui e anote o que foi mais útil. Ninguém tem a mesma situação. Algumas pessoas precisam encontrar uma fonte de renda rapidamente. Já outras tem tempo para se preparar para o mercado. Por isso eu pensei em uma forma prática de te ajudar.

Em 2021 eu decidi entregar de forma gratuita para o público do blog o e-book de 120 páginas onde conto como consegui meus primeiros clientes como redator web. Milhares de pessoas já o leram e aplicaram algumas sugestões que eu dou nele. O tema do e-book é Freelancer de Conteúdo: Seus Primeiros Clientes em 20 Dias.

Ao ler o e-book, você vai sentir que eu conto com muito prazer as experiências que tive nesses anos escrevendo artigos publicados na web. E faço isso de um jeito conversante como se estivéssemos batendo um papo bem agradável. Veja a seguir um pouco a respeito do conteúdo gratuito que eu entrego nesse e-book.

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Sobre o que fala o e-book GRÁTIS Freelancer de Conteúdo: Seus Primeiros Clientes em 20 Dias?

Esse e-book é como um diário de bordo. Assim, lê-lo é como viajar comigo por 20 dias descobrindo o que deu e o que não deu certo para mim começar. Veja uma relação com os títulos de cada capítulo:

  • Capítulo 1: Os atrativos do universo freelancer
  • Capítulo 2: Conteúdo Web: vendendo com os dedos
  • Capítulo 3: Relevante: como saber?
  • Capítulo 4: Comece bem para ir mais longe

Dentro do capítulo 4 eu começo a contar como foram meus primeiros 20 dias trabalhando com redação. O interessante é que, lendo o e-book, você pode aprender comigo por erro e acerto à medida que lê minhas experiências pessoais.

  • Dia 1: Start
  • Dia 2: Imersão
  • Dia 3: Mercado
  • Dia 4: Observação
  • Dia 5: Cursos e Certificações
  • Dia 6: Interação Social
  • Dia 7: Portfólio
  • Dia 8: Profundidade
  • Dia 9: Planejamento
  • Dia 10: A Primeira Proposta
  • Dia 11: Os Primeiros Feedbacks
  • Dia 12: Comunicação
  • Dia 13: MEI
  • Dia 14: Ética
  • Dia 15: Crescimento
  • Dia 16: Visualização
  • Dia 17: Autoridade
  • Dia 18: Consolidação
  • Dia 19: Finanças
  • Dia 20: Foco

Após o passo a passo do começo da carreira de um redator freelancer, vem os capítulos finais do e-book. Neles eu explico como é possível se afirmar no mercado como um profissional de redação web.

  • Capítulo 5: Como legalizar sua atividade
  • Capítulo 6: Viva de conteúdo e alcance seus objetivos pessoais!
  • Capítulo 7: Conclusão
  • Capítulo 8: Referências
  • Capítulo 9: Agradecimentos

O que acha de embarcar comigo em minhas experiências pessoais aprendendo a trabalhar nessa área de atuação que está em plena ascensão?

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Comece hoje mesmo a realizar o seu desejo de trabalhar com redação web!

Vai ser um prazer para mim te presentear com o e-book Freelancer de Conteúdo: Seus Primeiros Clientes em 20 Dias. Além disso, aqui no blog entregamos outros conteúdos gratuitos bem interessantes:

Além disso, você pode receber o acesso completo à videoaula SEO para Google e Youtube, de 45 minutos. Nela eu conto como consigo ranquear blog posts e vídeos nas primeiras páginas do Google. Para sentir um gostinho da videoaula, clique no play logo abaixo e assista os 5 minutos iniciais desse conteúdo especial:

Para receber o acesso completo da videoaula acima, deixe um comentário logo abaixo e entrarei em contato com você.

Em conclusão, gostaria que soubesse que quero muito que você escreva para web, atingindo seu objetivo de trabalhar de casa como redator web. O que eu contei nesse artigo já está ajudando muita gente e pode te ajudar também!

Fique à vontade para deixar suas dúvidas na seção de comentários do artigo logo abaixo. Se achar mais prático, pode me chamar no Facebook ou no WhatsApp para conversarmos mais. Será um prazer te atender e dar mais dicas se o seu desejo for trabalhar com redação web!