5 (100%) 1 vote

Já são 2 anos de estrada trabalhando como Redator Web. Posso afirmar a vocês com convicção que escrever artigos online é uma forma gratificante de trabalho para quem ama a comunicação escrita.

De início eu pensava que essa história de ganhar dinheiro trabalhando pela web em casa era balela. Alguns meses depois de conhecer alguns sites de trabalho freelancer, isso começou a mudar. A área de redator freelancer me ensinou muito sobre a arte da comunicação. Escrever artigos se tornou uma forma de trabalhar com algo que sempre amei: a leitura.

Saiba mais sobre o livro Freelancer de Conteúdo!

Com o passar dos meses, aprendi a escrever um artigo, o que faz um redator e quanto ganha um Redator Web. Após erros e acertos, eu consegui, enfim, entender o que é um “Redator Web” e como aprimorar minhas habilidades a fim de me tornar um produtor de conteúdo freelancer.

Conto com muito prazer as experiências que tive nesses 2 anos com o foco em ganhar dinheiro escrevendo artigos publicados na web. Reuni minhas impressões no livro Livro “Freelancer de Conteúdo: Seus Primeiros Clientes em 20 Dias”, de 120 páginas. Neste post eu conto um pouco sobre:

  • O que é um Redator Web?
  • De que forma funciona o trabalho de redator freelancer?
  • Quais são algumas dicas para escrever um artigo?
  • O que se deve levar em consideração ao escrever uma redação online?
  • Porque um redator freelancer deveria pensar em se aprimorar a fim de se transformar num criador de conteúdo freelancer?
  • Sobre o que fala o livro “Freelancer de Conteúdo: Seus Primeiros Clientes em 20 Dias”?

Vamos começar?

 

O que é um Redator Web?

O que e um Redator Web

Redator Web é um profissional capaz de entregar a seu cliente ideias no formato escrito. Em palavras mais simples, um redator freelancer transforma tutoriais, conceitos, explicações, ofertas e serviços em textos.

Assim, quando uma pessoa possui dificuldade na escrita ou tem pouco tempo para escrever, ela pode contratar um redator freelancer online. De que modo isso é feito?

Entender o que é Redator Web vai esclarecer melhor uma das profissões que está em ascensão no universo freelancer da atualidade.

Conheça mais detalhes do livro Freelancer de Conteúdo!

 

Como funciona o trabalho de redator freelancer?

Como funciona o trabalho de Redator Web

Existem diversas formas de contratar um redator freelancer. Algumas delas incluem:

  • O uso de plataformas freelancer (marketplaces) como Workana, Rock Content, Contentools, Crowd, Fiverr, Freelancer, Upwork, apenas citando alguns exemplos.
  • O contato através de portfólios online encontrados nos formatos WordPress, Medium, LinkedIn, Behance, etc.
  • A postagem de jobs em grupos de redes sociais, como o Facebook, por exemplo.
  • Respostas ao envio de e-mail marketing com apresentações profissionais (ou portfólios preparados no formato PDF) e enviados à agências de conteúdo web.

Depois da aproximação do cliente com profissionais da área e de um retorno por parte do Redator Web, inicia-se a comunicação entre as partes. Chega-se, então, ao processo de negociação de prazos, de apresentação de um briefing e o start da produção do conteúdo em si.

As plataformas freelancer costumam garantir o pagamento do Redator Web. Assim, mesmo  que o cliente suma do mapa, você pode receber o pagamento pelo que entregou.

Portal Freelancer de Conteudo acesso

Isso é seguro? Alguns consideram que sim. Outros preferem pagamento antecipado por 50% do job (trabalho) antes de começar a digitar. A decisão é sua e, ao passo que aprende novas técnicas de prospecção de clientes, sua agenda começa a ser preenchida com mais efetividade.

Mas quais sãos algumas dicas importantes que devemos levar em conta antes de produzir um conteúdo relevante para a web? Em outras palavras, o que mais importa na hora de escrever um artigo?

Adquira o livro Freelancer de Conteúdo!

 

Passos simples ao escrever um artigo

Escrever redação online é uma habilidade que precisa ser desenvolvida. Um bom profissional precisa aplicar alguns pontos importantes. Vou mencionar os 5 passos que dava nas minhas primeiras semanas trabalhando como Redator Web.

 

Primeiro passo: entenda o que o cliente quer

Redator Web entende o que o cliente quer

Em primeiro lugar, um redator freelancer iniciante precisa estabelecer e manter uma boa comunicação com seu cliente. O briefing (ou instrução precisa do job) tem de ser claro, bem definido e específico. Não hesite em perguntar o que se espera dos artigos que vai escrever.

A quantidade de artigos, o tamanho de cada artigo, os títulos, as palavras-chave e o tipo de imagens que serão usados são dados importantes. Com mais experiência, poderá solicitar mais detalhes para escrever um artigo relevante.

Conheça o livro Freelancer de Conteúdo!

 

Segundo passo: aprofunde-se em suas pesquisas

Redator Web pesquisando

Em segundo lugar, nada substitui a boa pesquisa a respeito dos títulos definidos previamente. Antes de escrever artigos, pergunte-se sobre:

  • O que a web já têm disponível sobre o tema?
  • Que abordagens já foram exploradas?
  • Como escrever um artigo que mexa com as emoções do leitor?
  • O que devo defender, promover ou oferecer?
  • A oferta fica clara ou obscura na mente do público?

Escreva artigos que realmente façam diferença na web. Esse é um dos grandes segredos de produzir conteúdo relevante como Redator Web.

Saiba mais sobre o livro Freelancer de Conteúdo!

 

Terceiro passo: peça feedbacks e faça melhorias

Redator Web lida com feedbacks

Em terceiro lugar, envie seus textos para o cliente. Peça feedbacks (opiniões) sobre o que foi escrito. Agradeça as opiniões apresentadas, mesmo que contenham muitas críticas. Trabalhe nas melhorias que seus artigos precisam ter e reenvie os textos novamente ao cliente.

Portal Freelancer de Conteudo acesso

Isso deve ser feito até que sua produção de matéria escrita satisfaça seu contratante. Procure não sinalizar o fim do job até ter absoluta certeza de que cumpriu o que foi combinado. Isso eleva a confiança do cliente em sua produção de conteúdo textual.

Compre agora o livro Freelancer de Conteúdo!

 

Quarto passo: a publicação do conteúdo

Redator Web publica conteudo

Em quarto lugar, publique o conteúdo na web, caso também tenha sido contratado com esse objetivo. Conhecimentos sobre CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) serão úteis nessa fase do seu trabalho. Muitos canais de conteúdo dão dicas sobre o uso do CMS mais famoso e utilizado da atualidade: o WordPress.

 

Quinto passo: construa seu portfólio

portfolio de Redator Web

Por fim, em quinto lugar, você pode pedir sugestões finais. Além disso, pergunte se poderá usar o link do texto publicado que produziu em seu portfólio de redação. Antes de escrever artigos para clientes ‘maiores’, procure estruturar um bom portfólio textual com suas experiências iniciais. Comece bem e, assim, vá mais longe!

Um bom portfólio não precisa necessariamente ser online. Já mencionei antes que os textos que você produzir como Redator Web podem ser incluídos numa apresentação em PDF.

Por fim, usar esses 5 passos simples a fim de escrever um artigo para a web aumentará sua experiência como profissional de redação. Trabalhar na área de redator online parece tão simples, não é mesmo? Não existem segredos nessa área de atuação freelancer?

Eu prefiro me referir a esses ‘segredos’ como ‘dicas desconhecidas’. À medida que se aprofundar nos estudos sobre sua área, mesmo como autodidata, conhecerá novas técnicas de redação que são muito importantes. Quais são algumas delas?

Acesse a página de vendas do livro Freelancer de Conteúdo!

 

Quer escrever redação online? Veja estas dicas!

dicas para Redator Web

O trabalho de redator freelancer é árduo, similar ao que ocorre em outras áreas. Para ganhar dinheiro escrevendo artigos, aprenda o que puder a respeito dos seguintes assuntos:

  • Público-alvo
  • Persona
  • Marketing de conteúdo
  • Briefing de redação
  • Revisão textual
  • Gramática
  • Semântica
  • SEO On-Page
  • SEO White-Hat
  • SEO Black-Hat
  • Backlinks
  • Inbound marketing
  • Ghostwriting
  • Copywriting

Incluí alguns desses assuntos no meu livro para facilitar o seu entendimento. Um Redator Web pode, com o tempo, aprimorar o seu trabalho a ponto de se transformar  num produtor de conteúdo freelancer.

Além disso, procure em sites de conteúdo na web informações precisas sobre como escrever um artigo. Encontrei excelente dicas a respeito disso em sites como:

  • Marketing de Conteúdo
  • Viver de Blog
  • Resultados Digitais
  • Escrever Bem
  • Portal Gramaticando

Uma sugestão seria não assinar todos os blogs que tratam do assunto, para não se sobrecarregar de informações. Antes de assinar um blog, avalie o que ele entrega em seus posts. Pense no que é mais prático para você. Assim, terá certeza de aprender boas técnicas para se tornar, de fato, um bom Redator Web.

Conheça o livro Freelancer de Conteúdo!

As dicas para escrever redação online que encontrar podem ser incríveis. Compartilho algumas delas aqui mesmo no blog Freelancear. Mas nada substitui as próprias experiências que adquirir se tornando um produtor de conteúdo freelancer. Qual é a diferença básica entre um Redator Web e criador de conteúdo freelancer?

Vou explicar um pouco sobre a diferença básica entre o trabalho do redator e dos profissionais focados em escrever redação online.

 

Diferença básica entre um redator e um conteudista

Redator Web e conteudista

Fiz essa pergunta diversas vezes no grupo que administro no Facebook chamado Estartando Freelas. Afinal de contas, escrever artigos não é arte exclusiva de uma única profissão, não é mesmo? Que resposta eu obtive dos milhares de membros do grupo?

Basicamente, redator é o profissional mais apurado; aquele que se aprofunda na técnica da escrita propriamente dita. Em geral, entre os redatores surgem os revisores, aqueles que apontam erros de escrita com conhecimento linguístico preciso.

Já o conteudista é o profissional flexível que produz textos voltados para objetivos mais específicos. A web é o lar de muitos deles. Blogueiros, infoprodutores, gestores de conteúdo, empreendedores digitais e  outros muitas vezes produzem seus próprios conteúdos.

Não podemos afirmar que todo conteudista é um redator no pleno sentido da palavra. O contrário também é verdade, pois alguns redatores são especializados em estilos específicos de produção textual.

Portanto, o redator é altamente indicado para escrever um artigo de alta qualidade do ponto de vista linguístico. O conteudista é o profissional que escreve com base em briefing’s para áreas mais específicas. Os dois tipos de profissionais têm a mesma função: escrever artigos. Mas o resultado final do job deles nem sempre é o mesmo.

Entenda porque escrevi o livro Freelancer de Conteúdo!

 

Profissionais de redação e conteúdo web que compartilham conhecimento

Entre os muitos profissionais de redação se encontra o produtor de conteúdo freelancer. Ele também é conhecido como Redator Web. Este é o profissional que eu me tornei. Em apenas 2 anos, consegui aprender dicas incríveis com algumas pessoas dessa área de atuação. Sou imensamente grato a diversos profissionais de redação e conteúdo que compartilharam ideias incríveis comigo. Alguns deles são:

  • Rafael Rez
  • Calila Galvão
  • Paulo Faustino
  • Patrícia Cozer
  • Fernando Santos
  • Catarina Spagnol
  • Ricardo Zacho
  • Elaine Marangoni
  • Henrique Carvalho
  • Luciane Costa
  • Luciano Larossa

Muitos deles possuem seus próprios canais de conteúdo na web. Sugiro que pesquise mais sobre eles. O conhecimento que eles compartilham é de grande valor profissional, se você desejar se tornar Redator Web.

Assista meu vídeo, logo abaixo, intitulado “2 Dicas Simples Para Aprender a Ser Um Redator Freelancer”.

 

Freelancer de Conteúdo: Seus Primeiros Clientes em 20 Dias

O que estou compartilhando em meu livro, “Freelancer de Conteúdo: Seus Primeiros Clientes em 20 Dias”, também pode ser de ajuda para você!

Veja uma relação com os títulos de cada capítulo do livro:

  • Capítulo 1: Os atrativos do universo freelancer
  • Capítulo 2: Conteúdo Web: vendendo com os dedos
  • Capítulo 3: Relevante: como saber?
  • Capítulo 4: Comece bem para ir mais longe

A partir daqui começa a apresentação do que fiz de certo e errado nos meus primeiros 20 dias trabalhando com redação. O leitor pode aprender comigo por erro e acerto à medida que lê minhas experiências pessoais.

  • Dia 1 Start
  • Dia 2 Imersão
  • Dia 3 Mercado
  • Dia 4 Observação
  • Dia 5 Cursos e Certificações
  • Dia 6 Interação Social
  • Dia 7 Portfólio
  • Dia 8 Profundidade
  • Dia 9 Planejamento
  • Dia 10 A Primeira Proposta
  • Dia 11 Os Primeiros Feedbacks
  • Dia 12 Comunicação
  • Dia 13 MEI
  • Dia 14 Ética
  • Dia 15 Crescimento
  • Dia 16 Visualização
  • Dia 17 Autoridade
  • Dia 18 Consolidação
  • Dia 19 Finanças
  • Dia 20 Foco

Após a consideração do meu diário de bordo como redator freelancer, vem os capítulos finais do livro. Eles ajudam a entender de que modo você pode se tornar Redator Web com afirmação no mercado online.

  • Capítulo 5: Como legalizar sua atividade
  • Capítulo 6: Viva de conteúdo e alcance seus objetivos pessoais!
  • Capítulo 7: Conclusão
  • Capítulo 8: Referências
  • Capítulo 9: Agradecimentos

O que acha de embarcar comigo em minhas experiências pessoais aprendendo a trabalhar na área de redator online? Que tal entender melhor o que faz um redator, quanto ganha um Redator Web e de que maneira se tornar um produtor de conteúdo freelancer? Quer aprender comigo a escrever artigos relevantes, que se posicionam bem nos buscadores de SEO da web?

Saiba mais sobre o livro Freelancer de Conteúdo!

Escreva artigos e ganhe dinheiro trabalhando em casa!

livro Freelancer de Conteudo Blog Redator Web

Vai ser um prazer saber que você está lendo meu livro! Recentemente, ele foi lançado em sua versão impressa no Clube de Autores. A versão digital está disponível para compra na Hotmart.

COMPRE AGORA o livro Freelancer de Conteúdo!

Em conclusão, gostaria que soubesse que mantenho um canal de comunicação direta comigo através do meu WhatsApp empresarial. Eu quero muito que você escreva para web, atingindo seu objetivo de trabalhar de casa como freelancer de conteúdo. Fale comigo e tire suas dúvidas sobre como se tornar um Redator Web!