É bem provável que nas suas pesquisas por portais de trabalho freelancer, você já deva ter encontrado o site da Crowd. Quando comecei a atuar como redator web em 2016, essa foi uma boa porta de entrada para mim nesse mercado. E até hoje tive boas experiências sendo contratado por empreendedores através da Crowd.

Algo bem interessante também é que grandes empresas buscam profissionais através desse site. Sempre é bom lembrar que clientes maiores podem te abrir oportunidades com contratos que duram mais tempo.

Chances de trabalho como essas nos ajudam muito quando não apenas queremos um job, mas a continuidade do serviço que prestamos on-line, não é mesmo?

Quando me cadastrei na Crowd, fui muito bem atendido pela equipe do site. Foi por causa dessa impressão positiva que eu decidi preparar esse artigo. Depois disso, com o atendimento e o suporte diferenciado que recebi dos gestores, percebi o valor profissional que é dado para cada freelancer cadastrado no site.

Você talvez já tenha lido aqui no blog que não defendemos a ideia de que um profissional fique preso a um ou outro site freelancer. Então, esse post apresenta a Crowd como mais uma opção entre tantas que existem na internet.

Pensando nisso, vamos entender juntos se vale ou não a pena ser um freelancer Crowd?

Quais são alguns diferenciais da Crowd?

O que torna o site da Crowd uma boa opção entre as demais são duas coisas. A primeira é que as empresas que buscam profissionais no site permitem que você construa um portfólio mais sólido.

O segundo ponto forte da Crowd é que boa parte das empresas cadastradas no site costumam ter demanda constante de jobs. Em outras palavras, o seu contrato com elas pode durar mais tempo ou ser renovado com mais frequência.

Mas o que faz com que o site freelancer da Crowd tenha esses diferenciais?

Clientes renomados com perfil bem direcionado

Navegar no site da Crowd por alguns momentos vai te dar uma ideia do tipo de empresas e empreendedores cadastrados. Se observar com atenção, você vai perceber que alguns dos maiores nomes de segmento do país procuram profissionais através dos portfólios disponíveis na Crowd.

mulher pensando se vai ser freelancer Crowd

Algo curioso e que também chama a atenção dos profissionais freelancers cadastrados é que algumas dessas empresas tem alcance internacional! Algumas delas são:

Já imaginou poder incluir em seu portfólio os jobs que você fez para algumas dessas empresas? O salto em sua carteira de clientes pode permitir que você tenha mais estabilidade ao começar como freela.

Se uma empresa procura um site de alta visibilidade como a Crowd, isso em geral quer dizer que ela tem recursos para investir em serviços de alta qualidade.

E quando avaliar desse ponto de vista, você vai começar a entender que trabalhar em casa pode não ser tão desafiador assim como você talvez pensasse quando começou a avaliar trabalhar como freelancer.

O freelancer Crowd é mais procurado e, por isso, pode ter jobs mais frequentes

Isso é algo super positivo na Crowd. Uma das reclamações dos freelancers que usam outros marketplaces são os ‘leilões freela’, onde quem faz a menor proposta é rei.

As empresas que se cadastram no Crowd tem um perfil bem difernete. Elas buscam profissionais realmente habilidosos e que tem uma agenda mais aberta.

Sendo assim, se você já se qualificou para a sua área de atuação profissional como freelancer, avalie se seria interessante se cadastrar na Crowd. Com mais de 15 mil profissionais disponíveis para o mercado, o site 100% brasileiro é uma das melhores opções para profissionais home office.

cadastro para ser freelancer Crowd e gratuito

Que pontos negativos a plataforma pode ter?

De forma geral os profissionais que são encontrados através do site não reclamam muito da negociação usada pela Crowd. Mas existem alguns pontos negativos que freelancers já comentaram comigo.

Por exemplo, uma colega que atua como redatora web comentou comigo certa vez que após receber avaliações positivas, você começa a subir de patamar dentro do site. Com isso, só clientes que também possuem determinada categoria conseguem te achar.

Depois de vários meses atuando com o mesmo cliente, ela mencionou que em determinado ponto o cliente simplesmente não conseguia mais encontrá-la no hall de redatores do site. Ainda que o job entre eles estivesse em andamento, minha colega não era mais encontrada pelo cliente no site. Por isso eles não continuaram mais os serviços através da Crowd.

Ela concluiu dizendo que conseguiu fechar uma boa quantidade de jobs pelo site. Mas que depois de várias avaliações positivas, não foi mais contratada por ninguém. Isso, para ela foi negativo, pois acabou não mostrando de forma tão clara o quanto o trabalho dela é de qualidade.

Se isso acontecer com você, sugiro que envie um e-mail para a Crowd pela Central de Ajuda da plataforma explicando o que está acontecendo e pedindo uma solução para essa dificuldade.

Como se tornar um freelancer Crowd?

Você entende os detalhes de como se cadastrar gratuitamente na Crowd aqui. É isso mesmo: para ser encontrado por grandes nomes do mercado o seu cadastro na Crowd é absolutamente grátis!

Um detalhe que gostaria de acrescentar é que, quando entrei em contato com a Crowd por e-mail e através da fanpage da plataforma, recebi um retorno bem acolhedor por parte da equipe de atendimento. Eles me deram dicas sobre o preenchimento do perfil. E isso fez grande diferença!

Se você tiver dúvidas sobre como se cadastrar, experimente entrar em contato com a Crowd para ver como você será tratado.

Quer ter uma ideia de como os empreendedores cadastrados na Crowd buscam profissionais freelancers? Assista o vídeo logo abaixo.

Qualquer dúvida que tiver sobre a Crowd, fique à vontade para enviar uma mensagem usando os comunicadores de mensagem da empresa no Facebook, no Instagram ou no Linkedin.

A Crowd também costuma publicar vídeos em seu canal no Youtube mostrando que resultados os clientes encontraram no trabalho prestado pelos freelancers cadastrados na plataforma.