A falta de equilíbrio financeiro está fazendo muitos abandonarem a sua rotina profissional freelancer. Você já pensou em desistir por achar que não ia conseguir se sustentar trabalhando como freelancer na internet?

Se sua resposta foi positiva, não se preocupe. Até certo ponto e é absolutamente normal ter esse sentimento quando cogitamos essa migração do nosso formato de trabalho.

Neste post, vou te dar dicas relacionadas à estruturação e à manutenção do seu equilíbrio financeiro. Vou considerar as respostas de duas perguntas essenciais:

  • Será que pensar em equilíbrio financeiro é tão importante assim na vida do profissional freelancer?
  • Trabalhar por conta própria não é sempre mais lucrativo do que ser empregado?

Vamos entender agora detalhes um pouco mais aprofundados sobre esses questionamentos.

 

Por que se preocupar tanto em ter equilíbrio financeiro como freelancer?

como ter equilibrio financeiro

Quando falamos sobre equilíbrio financeiro para alguém que quer ser freelancer, a primeira pergunta que costuma ser feita fazer é:

“Isso dá dinheiro?”

Já mencionei no começo desse post que essa é uma preocupação natural. Pelo menos até certo ponto. Todos temos contas para pagar. Ela sempre vêm, quer estejamos trabalhando ou não. E alguns aspectos do sistema financeiro do nosso país são bem oscilantes, justificando pelo menos em parte essa ansiedade.

O problema é que alguns pensam que um freelancer nem sempre terá uma demanda de trabalho segura e constante. Principalmente na rotina de quem está começando, obter mais jobs pode ser um tanto trabalhoso.

A grande barreira do equilíbrio financeiro de todo freelancer pode morar aí. Alguns profissionais podem ficar sem trabalho durante um bom tempo. É aí que o conceito de equilíbrio precisa entrar em ação!

Por isso, manter o equilíbrio nas finanças sempre terá o seu lado bom. Essa consciência o motivará a agir na direção certa.

Mas de que forma podemos canalizar essa adrenalina para a proatividade profissional?

 

4 dicas para profissionais freelancers que estão dando os primeiros passos

comecar a ter equilibrio financeiro

É normal sentir um friozinho na barriga quando vamos começar a trabalhar como freelancers. Comigo têm sido assim. Desde que escolhi minha nova área de atuação profissional, estou aprendendo muito. A perseverança é a chave do sucesso.

Pra te ajudar, preparei uma lista com dicas úteis focadas no equilíbrio de suas finanças. Pense em como usá-las a fim de começar bem em sua área de atuação. Elas te ajudarão a alcançar o tão esperado equilíbrio financeiro que todo freelancer deseja ter.

 

1. Planeje-se

Mostrando verdadeira preocupação com o quesito financeiro de sua atividade, reflita nas seguintes perguntas:

  • Quanto espero ganhar, em média, por mês?
  • De que maneira vou conseguir meus clientes?
  • Quanto tempo vou me dedicar ao trabalho?
  • Onde vou trabalhar?

Depois de responder essas perguntas, terá um objetivo. E então, descobrirá o melhor modo de agir e que decisões precisará tomar para alcançar seu equilíbrio financeiro.

 

2. Busque diferentes fontes de trabalho

usando planilha para ter equilibrio financeiro

Existem várias oportunidades disponíveis na internet. Encontrará trabalho nas redes sociais, sites e blogs. Como usar bem essas opções?

 

Redes sociais

Divulgue seu trabalho para seus parentes e amigos através das redes sociais, por exemplo:

Lembre-se de postar seus trabalhos com regularidade e interagir com os comentários recebidos.

Conheça o Mural Freela, o sistema elaborado pelo nosso blog para aumentar a visualização de profissionais freelancers.

 

Plataformas Freelancer

Existem vários sites voltados ao trabalho freelancer. Segue alguns deles:

Cadastre-se nesses sites e faça o máximo de propostas possíveis, pois existem outras pessoas concorrendo pelo mesmo serviço. Alguns comentam que é possível encontrar projetos com um bom retorno financeiro mesmo com a concorrência.

Muitas vezes isso ocorre pela ‘pobreza profissional’ de muitos portfólios. Portanto, dedique tempo preparando bem o seu portfólio (ou apresentação profissional). Isso te ajudará a se destacar entre os concorrentes.

 

3. Tenha uma planilha

À medida que arranjar clientes, crie uma planilha (no Excel, por exemplo) com o nome do projeto, a data de entrega, o preço, o andamento, etc.

Porque uma planilha é importante a fim de alcançar o equilíbrio financeiro? Usá-la te ajudará a saber quais são suas prioridades. Isso tornará possível entregar o trabalho dentro do prazo, algo que os clientes adoram!

 

4. Organize seu tempo

equilibrio financeiro com bom uso do tempo

Seja sincero e analise quanto tempo leva para cumprir o job. Pense nisso ao decidir quantos projetos consegue abraçar. Mas sempre tenha metas que incluam fazer o seu trabalho com uma qualidade melhor e no menor espaço de tempo possível.

Essas dicas o ajudarão a ter equilíbrio financeiro no início de sua carreira. Mas é possível viver só de freelas sem ter preocupação com problemas financeiros? Na realidade, não. Todo tipo de atuação profissional tem os seus desafios financeiros. Mas é possível desenvolver o que vou chamar de ‘autossuficiência financeira’.

Sendo assim, em primeiro lugar estabeleça um planejamento pessoal. Sem segundo lugar, busque vertentes diferentes de sua área de atuação. Em terceiro lugar, crie uma planilha que o ajude a colocar seu planejamento em prática. Por fim, em quarto lugar, faça ajustes na organização do seu tempo. Esses são passos importantes para a consolidação do seu equilíbrio financeiro.

 

Autossuficiência financeira: 3 dicas simples que podem fazer toda a diferença

Não é de uma hora pra outra que você vai conseguir ter a tão sonhada independência financeira. Facilite esse processo fazendo a sua parte. Ter equilíbrio na gestão das suas finanças tem muito a ver com a atitude que você mostra no dia a dia.

Não se esqueça de que o fato de ter muitos clientes hoje não significa que eles continuarão com você. Por isso, siga algumas dessas dicas:

  1. Tenha uma reserva financeira para cobrir suas despesas por alguns meses. Assim, mesmo se não tiver tanto serviço em um determinado período, conseguirá atravessá-lo com certa estabilidade.
  2. Com o tempo, seu trabalho vai se aperfeiçoar. Nesse momentos você poderá cobrar mais pelos seus serviços.
  3. Procure prospectar clientes fixos, dando mais estabilidade à sua agenda de trabalho e consolidando sua agenda e quem sabe, possibilitando até abrir sua própria empresa.

Não existe segredo, nem milagre. Trabalhar como freelancer e ter equilíbrio financeiro exige bastante esforço. Está disposto a fazer isso? Então vá em frente pois você pode alcançar este objetivo!