Meu Diário de SEO chegou no segundo dia: o momento de melhorar cada SEO Title do blog. Como mencionei no Post 1, percebi claramente que meu tráfego estava aumentando exponencialmente. Então, seria hora de ‘arrumar a casa’, dando atenção ao título de SEO que os buscadores mostravam aos visitantes do blog.

titulo do post

Muita gente não percebe, mas tirar um visitante da SERP não é tarefa fácil. Habilidosos analistas de SEO gastam horas, talvez dias, para encontrar o título perfeito, por assim dizer. E quando encontram, a satisfação de atrair mais visitantes para seus sites ou os de seus clientes é imensa!

Fiquei pensando que poderia fazer o mesmo. Seria apenas o caso de estudar mais um pouco sobre a diferença entre o título SEO (SEO Title, em inglês) e o título do post. Mas existe diferença?

Diferença básica entre o SEO Title e o título do post

Foi muito simples entender isso após concluir algumas certificações de SEO. Numa delas, o Ricardo Zacho (instrutor de SEO da Udemy), mencionou que montar títulos exige estratégia. Em outras duas certificações (da Universidade Rock Content), tanto o Renato Mesquita como o André Mousinho mostraram a importância de equilibrar entre razão e emoção ao preparar cada SEO Title e cada título de post. Como assim?

Em poucas palavras, aprendi que precisava ter empatia ao preparar o SEO Title, analisando as dores de um curioso por determinado termo pesquisado, ou palavra-chave. Por outro lado, a razão precisaria entrar em ação para que eu estruturasse o título do post de maneira a prender o leitor em minha página de destino.

O que fiz então? Comecei a avaliar melhor cada SEO Title e título de post do meu blog. Pensei:

Porque um leitor clicaria (ou não) no SEO Title do meu blog visualizado no buscador?

Essa pergunta me levou numa direção bem mais promissora na hora de escolher as palavras principais que eu usaria a partir de então em cada um dos tipos de título. Entendi melhor a diferença entre preparar bem um SEO Title atrativo e um título de post magnético.

SEO Title

Objetivo: convencer quem está pesquisando no buscador que o seu post resolve o problema (ou a dor) que o incomoda.

Título de post

Objetivo: manter o leitor interessado no conteúdo, agarrando sua atenção para a escaneabilidade e leitura do mesmo.

 

Tire alguns minutos para pensar em cada tipo de título do seu blog ou site

A conclusão, pra mim, foi clara: pensar nos títulos não seria de forma alguma perda de tempo. Passei a aprimorar tanto o SEO Title como o título de cada post que já havia sido publicado.

E comecei a investir tempo pensando um pouco mais antes de publicar novos posts. O resultado foi visto no grande aumento de visitantes em meu blog. Mesmo com poucos posts, o conteúdo detalhado respondia de verdade as dúvidas dos visitantes. Nada mais atrativo!

Em breve publico o terceiro post falando sobre os ajustes de SEO que estou fazendo no meu blog!