O próximo passo na otimização do SEO do meu blog incluiu renomear as imagens de cada publicação. E porque isso seria importante se o conteúdo escrito costuma ser encarado como algo determinante na relevância do ranqueamento para os buscadores?

No último post do meu Diário de SEO, conversamos sobre otimizar o SEO title e o título de cada post. Em minhas pesquisas, encontrei informações precisas em blogs de respeito sobre SEO comprovando a tese de que renomear as imagens seria essencial.

 

Melhorias nos atributos ALT e Title

renomear as imagens com foco na tag e title

O blog SEO Master, por exemplo, explicou que os seguintes atributos HTML seriam fundamentais para um bom ‘escaneamento’ do Google:

  • ALT
  • Title

Isso, segundo várias fontes de pesquisa adicionais, poderia ser feito no dashboard do próprio WordPress. Aqui passei a entender melhor que não precisaria ser um crânio do desenvolvimento para otimizar o SEO do meu blog.

 

Três passos simples para renomear as imagens do meu blog

renomear as imagens do WordPress

Além disso, outra referência que me comprovou a importância de renomear as imagens para otimizar meu conteúdo para SEO foi um artigo bem detalhado do blog Marketing por Dados, escrito pela analista de SEO Rafaela Lemos.

O tutorial de melhoria do quesito ‘renomear as imagens’ do post da Rafaela simplificou o processo de ajuste em apenas 3 passos:

  • Renomear a própria imagem
  • Compactar cada uma das imagens sem perda da qualidade visual
  • Editar a tag alt (ou o texto descritivo) de cada imagem

 

Colocar a imagem no contexto certo (e vice-versa) faz diferença

renomear as imagens no contexto certo

Por fim, um pouco mais de pesquisa me fez encontrar um artigo bem esclarecedor da Conversion sobre como renomear as imagens.

No artigo “Otimização de imagens para SEO no seu site”, aprendi o valor de contextualizar cada imagem, tornando-a mais informativa. Isso pé importante, pois muitas vezes inseri imagens apenas para entreter o leitor, o que é fortemente desaconselhado pelos maiores experts em SEO.

Assim, entendi que o ‘segredo’ seria inserir imagens num contexto adequado de conteúdo. Ao mesmo tempo, o conteúdo deveria falar exatamente sobre o assunto que a imagem estivesse ilustrando.

Fiquei satisfeito por encontrar estas 3 fontes de informações  precisas sobre como renomear as imagens do meu blog para SEO. A partir de então, comecei a dar alguns passos  que contribuíram para aumentar o tráfego do meu blog consideravelmente.

Vou contar os passos que estou dando nos últimos dias nesse sentido. Espero que gostem da minha descrição. Torço para que você tenha os mesmos, ou ainda mais resultados, do que eu obtive no meu blog!

 

Passos que dou para aprimorar o SEO do meu blog

renomear as imagens para melhorar SEO

Atualmente, sigo alguns desses passos antes de publicar qualquer post no blog Freelancear:

  1. Tiro tempo vendo imagens relacionadas ao tema sobre o qual escreverei. Faço isso como inspiração e também para pré-selecionar algumas das que pretendo usar.
  2. Ao preparar o conteúdo, preparo subtítulos de acordo com imagens específicas que serão usadas em cada um deles.
  3. Faço o download de todas imagens necessárias para a publicação do post.
  4. Comprimo o tamanho delas no Compress JPEG sem diminuir sua qualidade de visualização.
  5. Renomeio todas elas usando a palavra-chave em pelo menos uma delas e inserindo ‘termos semânticos’ nas outras.
  6. Subo as imagens para o WordPress.
  7. Edito os atributos Alt e Title de acordo com o teor da imagem em questão. É aqui que estabeleço o contexto, descrevendo por meio desses 2 atributos a ‘intenção da imagem’.

Além disso, hoje em dia estou reestruturando posts antigos. Minha meta é renomear as imagens para fortalecer o SEO de todo o blog. Em breve retorno com mais uma parte do meu “Diário de SEO”. Contarei mais erros e acertos que estão elevando o potencial de ranqueamento da minha plataforma de entrega de conteúdo.