Sinceramente falando, um Diário de SEO nunca esteve nos meus planos até o dia de hoje. Um simples vídeo no Youtube publicado pela Rock Content me fez mudar de ideia. O vídeo está logo aqui embaixo, caso queira assistir.

Vídeo “Peçanha entrevista Neil Patel, publicado no Canal da Rock Content no Youtube no dia 19/7/16:

 

O vídeo me fez pensar em aproveitar melhor o blog onde já por 9 meses entrego dicas para freelancers iniciantes. Quando segui a dica que o Neil Patel deu, sobre acompanhar tráfego, fiz algo que por dias já vinha me animando. Fui até o painel do Google Analytics e filtrei os resultados orgânicos do último ano.

A surpresa foi grande! Eu já vinha publicando alguns resultados interessantes no meu perfil pessoal, na página Freelancear e na página da minha empresa, a LF Conteúdo Web. Mas dessa vez foi diferente. Comecei a perceber que as pessoas estavam lendo mais os meus conteúdos e que eles estavam posicionados nas primeiras páginas do Google.

Pensei: puxa, posso começar a escrever isso com regularidade pra minha comunidade! É isso o que vou fazer a partir de hoje. Não posso prometer que todo santo dia terá um post novo por aqui. As principais prioridades da minha vida definitivamente não são o trabalho.

Trabalho enche só o bolso. O que enche o íntimo da gente, no meu ponto de vista, é o relacionamento que temos com as pessoas que amamos. Mas não vou entrar muito a fundo nesses méritos por aqui, um canal de distribuição de conteúdo focado na minha profissão.

O que vou explicar agora é o que pretendo com o “Dário de SEO do Líferson”. Bora?

 

Porque um “Diário de SEO”?

diario de SEO na escrivaninha
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

A pergunta que deve bater aí na sua cachola é: “Porque escrever um Diário de SEO?” Penso que não existe nada melhor em sentido profissional do que publicar para o meu público como estou conseguindo bons resultados de SEO num mercado tão concorrido.

Bem, pra começo de conversa, os resultados que me surpreenderam hoje são os que descrevi abaixo. Desde 1º de abril de 2017, que alguns chamam de “Dia da Mentira”, os resultados computados hoje pelo Google Analytics do meu blog são:

  • Sessão: 7.274
  • Usuários: 5.243
  • Visualizações de páginas: 10.929
  • Taxa de rejeição: 76,13%
  • Pesquisa orgânica: 897
  • Página/sessão: 1,50
  • Tempo na página: 02:51
  • Tempo de carregamento: 14,67
  • Duração da seção: 01:26

Estes números não são nada ‘mentirosos’, rsrs. O mais impressionante foram os resultados de buscas orgânicas. Fiz uma relação deles em ordem cronológica pra você entender o que eu estava despercebendo no meu blog:

  • Abril de 2017: 0
  • Maio de 2017: 2
  • Junho de 2017: 14
  • Julho de 2017: 37
  • Agosto de 2017: 56
  • Setembro de 2017: 70
  • Outubro de 2017: 128
  • Novembro de 2017: 209
  • Dezembro de 2017: 306
  • Janeiro de 2018: 75 (em apenas 4 dias do mês)

Esse povo todo lendo meus conteúdos, alguns até acessando os links que eu citava, me fizeram parar pra pensar. Tenho de arrumar a casa logo! Ou seja, preciso desenvolver melhor minhas estratégias de SEO para aproveitar esse tráfego de maneira positiva.

 

Todo dia um post?

Daí você vem e me pergunta:

‘Líferson, todo dia você vai compartilhar uma novidade sobre o que está fazendo com o seu blog?’

Em primeiro lugar, quero dizer que é difícil arranjar tempo TODOS os dias para publicar um post. Mas tentarei pelo menos durante a semana contar o que estou fazendo com um post diário logo cedo na manha. Que tal?

Por incrível que pareça, não há segredos, como o Neil mencionou no vídeo acima . Trabalho, trabalho, trabalho e ponto final. E o que envolve esse trabalho? Acompanhem a sequência de posts do Diário de SEO do Líferson. Não percam o próximo post, onde conto as minhas primeiras análises sobre os números que mencionei antes. Dúvidas sobre SEO? Deixem nos comentários e respondo logo que possível!

Compartilhe o post!

Ajude seus amigos freelancers!