Você se vê em frente ao seu notebook escrevendo Conteúdo Relevante Para a Internet? Muitas pessoas não só desejam fazer isso, mas precisam! Você é uma delas? Ondas oscilantes de crise econômica ‘arrastam’ muita gente para a internet. Gente boa que precisa gerar renda imediata e de fonte constante.

Se você já ouviu falar a respeito de produzir Conteúdo Relevante Para a Internet, é possível que diversas ideias conflitantes cercavam a sua fonte de informação. Alguns pensam que relevante é apenas algo que faz diferença na vida do leitor. Será que pode-se acreditar numa definição tão rasa sobre um assunto tão importante?

O que você precisa saber é que nem todo tipo de conteúdo faz essa diferença na vida das pessoas. Poucas informações tocam tanto o coração de um freelancer. Nem tudo o que é dito realmente motiva um profissional home office. Algumas dicas acabam mais confundindo do que somando.

Quer saber como consegui meus primeiros clientes na internet?

Freelancer de Conteudo 336x280

Por isso, preparei o post de hoje. Pensei em você, que está pensando em trabalhar na produção daquilo que realmente pode ser chamado de “Conteúdo Relevante Para a Internet”. Se quer que seu conteúdo faça diferença na vida dos seus leitores e até torne-se parte dela, continue lendo o que vou explicar.

 

A essência do Conteúdo Relevante Para a Internet

preparar Conteúdo Relevante Para a Internet

Para alguém parar e ler seus posts, seu assunto precisa fazer diferença. Essa é a verdadeira essência do que se pode chamar de Conteúdo Relevante Para a Internet. Não é toda hora que nos deparamos com pessoas que dizem que também estão publicando algo aqui ou ali em blogs ou redes sociais. Assim, é preciso entender a verdadeira essência do que é relevante antes de poder começar a produzir o que faz diferença.

“Relevante” é a palavrinha da vez no universo online. Seja no marketing digital, na produção de conteúdo ou em outras áreas de trabalho, o conceito foi amplamente absorvido. Mas de onde se originou o termo “relevante”? E será que o significado original pode ter algo a ver com a ideia moderna de produção de conteúdo? Vamos ver.

 

A origem etimológica da palavra “relevante”

etimologia de Conteúdo Relevante Para a Internet

Segundo o site de etimologia Origem da Palavra, a palavra “relevante” tem três raízes no antigo idioma latim. Aqui estão essas três raízes:

  • “Relevans”: que significa literalmente “o que retira alguém de um problema”.
  • “Relevare”: que quer dizer “aliviar, elevar”. O termo é formado de “Re-“, um prefixo de intensidade e “levare”, que significa “levantar, aliviar”.
  • “Levis”: que transmite a ideia de “leve, de pouco peso”.

Só em meados do século 16 é que a palavra relevante assumiu de forma mais assertiva o sentido de “pertinente ao assunto discutido”, algo mais próximo do significado atual da palavra “relevo”: parte saliente de um conjunto.

O que podemos concluir sobre o sentido básico atual da palavra “relevante”? Que algo relevante precisa estar dentro de um contexto lógico, adequado ao assunto em pauta, e ressaltar-se acima do que já existe; precisa ser algo acima da média.

Essa é a essência do “Conteúdo Relevante Para a Internet”. Se você vai começar a trabalhar como freelancer na internet, é preciso ter bem em mente que você só terá um público se produzir algo contextualizado e diferente.

 

Conceitos próprios da produção de Conteúdo Relevante Para a Internet

conceito proprio de Conteúdo Relevante Para a Internet

Detalhes importantes do trabalho freelancer estão relacionados ao conhecimento que você precisará ter sobre os conceitos da produção de Conteúdo Relevante Para a Internet. Algumas ideias, termos e palavras podem ser a princípio bastante desconhecidos para você. Assim, minha sugestão é que você leia e estude bastante antes de começar a oferecer seus serviços. Isso vai torná-lo um profissional com mais autoridade no meio virtual, cada vez mais competitivo.

Alguns pontos de partida são importantes para começar a ler sobre produção de conteúdo. Vou compartilhar com você algumas plataformas educativas e termos que podem auxiliá-lo na hora de começar a estudar. À medida que começar a ler sobre esses termos e acessar essas plataformas, o assunto começará a tomar forma mais clara em sua mente. Com o tempo você conseguirá atingir seus objetivos de forma mais suave e tranquila.

Estes são alguns dos termos que você pode começar a pesquisar antes de oferecer serviços como produtor de Conteúdo Relevante Para a Internet:

  • Marketing de Conteúdo
  • Público-alvo
  • Persona
  • Funil de Vendas (topo do funil, meio do funil e fundo do funil). Pesquise por alguns elementos emocionais do funil, como: descoberta, interesse, consideração, intenção, avaliação e decisão.
  • SEO (Search Engine Optimization). Essa é a sigla em inglês que designa a otimização que os mecanismos de busca realizam para apontar quais blogs e sites são mais relevantes.
  • Palavra-chave (keyword)
  • URL amigável
  • Link Building

Aqui estão os termos básicos que precisam se tornar do seu conhecimento para que você alcance seu sonho de trabalhar em casa produzindo conteúdo para a internet.

 

Viver de Blog: uma plataforma grátis de aprendizado

Conteúdo Relevante Para a Internet do viver de blog

No dia que cliquei pela primeira vez no link que me conduzia ao Viver de Blog, o meu aprendizado deu um enorme salto! A razão é óbvia: Henrique Carvalho é um dos blogueiros que mais libera conhecimento sobre produção de conteúdo. E o melhor: ele faz isso no menor espaço de tempo!

As dicas e os cursos oferecidos no blog são simplesmente práticas. Se você está pensando em começar a trabalhar com produção de Conteúdo Relevante Para a Internet, aqui está o blog que você deve acompanhar! O que a plataforma ensina em posts, vídeos (no Canal do Youtube) e nas redes sociais pode ser convertido rapidamente em ideias.

 

 

Se eu fosse você, assinava o blog e o canal agora mesmo e começaria a ler imediatamente os posts um a um, ampliando suas ideias sobre esse universo de trabalho crescente e constante. Outra dica de ouro é a leitura do ebook “A Arte de Escrever Para a Web”. Nele o conteudista Paulo Maccedo dá dicas incríveis para você estartar bem nessa área!

Conheça meu livro agora mesmo!

Freelancer de Conteudo 336x280

Em resumo, reflita na essência do Conteúdo Relevante Para a Internet, busque saber mais sobre termos e conceitos da produção de conteúdo e assine a newsletter do Viver de Blog. Esses são passos fundamentais que me ajudaram no início dos meus trabalhos como freelancer. Tenho certeza de que se eu consegui, você também vai chegar lá!

Quer saber mais sobre como começar a ser freelancer? CLIQUE AQUI para baixar grátis nosso ebook “5 Primeiros Passos Para Ser Freelancer na Internet”.

Tem alguma dúvida específica sobre produção de Conteúdo Relevante Para a Internet? Deixe nos comentários. Será um prazer escrever a respeito do que você mais precisa nas próximas publicações!