“Como Parar de Procrastinar?” A pergunta não cala. Fazer o possível para evitar essa tendência humana é ainda mais importante para quem trabalha como freelancer.

Estudos comprovam que os melhores métodos para vencer a procrastinação são nulos quando deixamos que a preguiça tome conta das nossas ações.

Leia o artigo “Começar a Ser Freelancer na Internet É Possível!”

Assim como eu, você já deve ter sentido ansiedade pensando no que poderia ter feito para ser mais produtivo. Em casos assim, adiar a busca pela solução pode limitar ainda mais as suas habilidades profissionais. É preciso mudar e vencer esse comportamento.

Mas de que forma você pode fazer isso?

 

Dicas freelancer para aprimorar a sua produtividade profissional

Pensando nisso, a partir de hoje, vou produzir artigos do blog Freelancer com dicas de produtividade para freelancers. Não, este post não serve como um guia de terapia comportamental. Eu o produzi com base nas minhas experiências.

Quero que as 10 dicas que vou dar abaixo possam ajudá-lo a vencer alguns ‘vícios da mente’. No final do post, tenho certeza de que você entender Como Parar de Procrastinar à sua própria maneira.

Você pode se tornar seu próprio inimigo ‘empurrando suas prioridades com a barriga’. Aplique alguns dos 10 conselhos abaixo e sinta sua produtividade como freelancer melhorar.

 

1. Comece o dia planejando o que vai fazer

planejamento

Faça do seu planejamento diário uma terapia. Não conseguimos alcançar a altura que ainda não mensuramos.

 

2. Defina horários para concluir o que planejou

horarios

Não estabelecer prazos é correr contra a produtividade. Determine-se a definir quando vai terminar cada um de seus empenhos.

 

3. Seja realista no que espera de você

ser realista

É melhor ser um cachorro vivo do que um leão morto. Expectativas alcançáveis farão de você uma pessoa melhor.

 

4. Determine as tarefas que tem mais prioridade

metas

“Quando o homem não sabe para que porto ele está rumando, não importa de que lado sopra o vento.”
– Lúcio Sêneca, filósofo romano.

 

5. Defina poucas prioridades

estabelecer prioridades

“Feito é melhor que perfeito.”
– Conceito popular amplamente difundido por empreendedores digitais famosos.

 

6. Não se desespere se surgir um imprevisto

fazer ajustes

Em geral, bons profissionais liberais possuem grande habilidade na ‘arte do improviso’.

 

7. Quebre a rotina de trabalho com pequenas pausas

fazer pausas

Sua escrivaninha pode até ser de ferro, mas você não. ‘Fanatismo’ não está entre as boas práticas do trabalho freelancer.

 

8. Divida grandes jobs em tarefas menores

equilibrio

Quando refletimos em como cada ‘fatia’ do que fazemos beneficia nossos clientes, empoderamos a nossa autoestima.

 

9. Identifique e corrija as causas de atraso

evitar atrasos

Reconhecer limitações e fazer ajustes eleva nosso nível de profissionalismo. Será que reconhecemos nossas fragilidades?

 

10. Terminou mais cedo? Adiante alguma tarefa!

adiantar servicos

Um ‘Banco de Horas Pessoal’ é bem mais ‘parceiro’ do que os minutinhos que você faz a mais numa empresa.

 

Identifique Como Parar de Procrastinar e faça os ajustes necessários em sua rotina!

Os pontos que acabei de enumerar acima não são dicas de psicologia. Como disse antes,a linha de raciocínio que abordei aqui é fruto dos meus erros e acertos como profissional freelancer.

A superação para vencer o vício da procrastinação envolve tempo e experiência. Em consequência disso, mudanças nesse sentido só podem ser feitas de maneira bem pessoal.

Em alguns casos, o que parece ser procrastinação, segundo especialistas da área médica, pode ser depressão. Se esse for o seu caso, busque um profissional que possa ser de ajuda.

Em outros casos, assistir a palestras presenciais ou online pode ser de grande ajuda para lhe ensinar Como Parar de Procrastinar.

De qualquer forma, desenvolver na mente bons princípios de proatividade e fazer ajustes em traços de personalidade é algo bem interessante.

Que tal conhecer os membros do grupo Estartando Freelas, no Facebook, e trocar algumas ideias com eles sobre procrastinação? Saiba mais sobre o grupo lendo o artigo “Grupo Estartando Freelas [Facebook]: uma incrível reação em cadeia!”

 

Como Parar de Procrastinar?

Se gostou das dicas acima, baixe a imagem abaixo para o seu computador, smartphone ou tablet. Não deixe também de assinar a newsletter na home do nosso blog. Quando mais novidades forem publicadas, avisaremos você!

Como Parar de Procrastinar

Sendo assim, pare de perder tempo e continue se aprimorando para ampliar a sua produtividade profissional. Tenho certeza de que temos muito a aprender um com o outro. Assim, não deixe de publicar o seu comentário logo abaixo.

Em conclusão, quero que pense na pergunta “Como Parar de Procrastinar?” Vai ser um prazer trocar ideias com você na seção de comentários sobre uma das maiores preocupações de qualquer freelancer que se preze!