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O momento em que você vai Estruturar o Post para SEO é essencial. Antes mesmo de começar a escrevê-lo, vale a pena preparar a estrutura do artigo. A estrutura é o esqueleto do seu texto: ela vai ajudar o leitor a captar a mensagem central do que está sendo lido.

Consequentemente, isso aumenta a legibilidade do seu artigo. A parte 4 do Diário de SEO do Líferson oferece dicas práticas para te ajudar a configurar uma estrutura de texto clara e agradável. Hoje vamos aprender sobre:

  • A importância de Estruturar o Post para o Google e outros buscadores
  • Como desenvolver a estrutura dos parágrafos do post
  • Como inserir palavras de transição para dar coerência ao post
  • Como usar os títulos para ajudar tanto os leitores como os buscadores

 

Como Estruturar o Post de forma amigável para os buscadores

Estruturar o Post para buscadores

Gaste tempo pensando bastante antes de começar a escrever. Pegue caneta e papel e anote o que deseja escrever. Isso pode incluir um pouco de pesquisa de palavras-chave, mas o ideal é que você já tenha feito isso antes.

Em seguida, prepare uma estrutura para o texto que vai escrever e mantenha-a sempre à mão ao escrever seu artigo para o blog. Uma maneira prática para “Estruturar o Post” de forma assertiva e atraente envolve seguir estas três etapas:

 

Primeira etapa: prepare uma lista de subtítulos

Depois de reunir todas as informações que deseja usar em seu conteúdo, você pode começar a Estruturar o Post. Para fazer isso, comece fazendo uma lista de todos os subtítulos que deseja abordar no artigo.

 

Segunda etapa: certifique-se de Estruturar o Post de modo completo

Antes de tudo, tenha certeza de que sua visão geral de todos os subtítulos que deseja abordar é clara. Nunca passe a impressão de que sua abordagem é vaga e, portanto, sem nenhuma novidade ou ponto de vista diferenciado. Não se esqueça de que subtítulos similares precisam ser apresentados próximos uns dos outros. Isso facilita a escaneabilidade dos pontos que o leitor realmente quer consumir.

 

Terceira etapa: organize a sequência dos subtítulos

Depois de Estruturar o Post determinando todos os subtítulos que serão usados, é hora de organizá-los. Decida a ordem em que deseja apresentar os subtítulos do artigo.

Na maioria dos casos, é mais prático entregar o conteúdo da mesma forma como se joga vôlei. Em cada lance, você observa se o outro jogador alcançou a bola. Só então você faz outra jogada para ele, não é mesmo? Da mesma forma, entregue as ideias de forma gradual para o leitor. Uma boa dica é apresentar cada ideia em um subtítulo diferente. Do contrário, poderá sobrecarregá-lo com muita informação.

Dentro do mesmo subtítulo, apresente os argumentos em parágrafos diferentes. Assim, o leitor entenderá melhor a sua linha de raciocínio sobre o assunto em questão.

 

Quarta etapa: escolha o formato de escrita do seu post

passos para Estruturar o Post

Em seguida, para Estruturar o Post para SEO, é preciso determinar o formato de escrita do artigo. Veja 3 ideias que poderiam ser usadas na publicação do seu próximo blog post:

  • Usar bullet-points em algum ponto da introdução do texto
  • Incluir listas numeradas para facilitar a memorização e o entendimento
  • Abordar os assuntos de forma didática, onde o leitor entende aspectos mais profundos sobre o assunto perto da conclusão do texto

Alguns formatos específicos de escrita que você pode usar para Estruturar o Post para SEO são:

  • Temático: focado no título principal (H1), descrevendo o que será abordado no post, desenvolvido em subtítulos e concluindo com uma CTA (call-to-action).
  • Cronológico: indo de assuntos mais antigos para atualidades. Pode-se também estabelecer uma timeline de eventos num dado período, que pode até ser bem curto.
  • Didático: gradativamente aprofundando aspectos mais fáceis para os mais complexos.
  • Problema e solução(ões): mencionando o problema primeiro e, em seguida, apresentando possíveis soluções.

É claro que este lista é sugestiva. Não há regras rígidas para Estruturar o Post para SEO. O segredo está justamente na personalização dos métodos. Cada conteúdo precisa ser exclusivamente preparado para o seu público-alvo e personas.

Após organizar os subtítulos que serão abordados no artigo, você pode usá-los para criar uma lista. Ela servirá como um índice que antecipa os pontos-chave do artigo. Isso facilita observar o esqueleto do conteúdo para que o leitor encontre mais rapidamente o que procura.

Depois disso, tente algo que poucos redatores fazem. Escreva uma frase curta ou algumas palavras para iniciar cada parágrafo do artigo. A lista serve como um esqueleto do post. Assim, mantenha a lista à mão para consultá-la durante todo o processo de escrita.

 

Como estruturar os parágrafos do post

Estruturar os paragrafos do Post

Se já organizou os subtítulos na estrutura do seu texto, então agora você pode se concentrar na escrita dos parágrafos. Mas afinal de contas, qual é o segredo da preparação de um bom parágrafo?

Veja abaixo um vídeo curto do canal Mais Língua Concept no Youtube. O título do vídeo é “Você sabe o que é um parágrafo?” As ideias apresentadas em poucos minutos dão uma definição interessante para produtores de conteúdo. Confira logo abaixo:

 

Um parágrafo pode ser definido através de 3 características. Lembre-se delas quando estiver escrevendo!

  1. Um parágrafo deve formar uma unidade temática.
  2. Um parágrafo contém uma frase-chave e uma explanação dessa frase.
  3. Um parágrafo precisa facilitar a visualização do leitor, sendo do tamanho adequado para a apresentação da informação.

Cuidados a se tomar com parágrafos de blog posts: muitos profissionais de redação e conteúdo cometem um erro comum ao criar parágrafos. Eles colocam espaços em branco em seus textos em lugares aleatórios para fins estéticos. Mas na realidade eles não pensam na coerência e na estrutura do texto. Outros escrevem diversos parágrafos com apenas uma frase. Apesar de não ser crasso, a repetição desse tipo de estrutura textual pode passar uma impressão de um conteúdo raso demais. Outro erro para Estruturar o Post envolve a falta de coerência entre parágrafos. Em geral isso obscurece o sentido da informação, causando confusão no leitor.

Esses são alguns cuidados a se tomar para não comprometer a estrutura dos seus artigos na web. Mas e o que dizer sobre o tamanho dos parágrafos? Isso faz diferença?

 

Qual deve ser o tamanho de um parágrafo?

Os parágrafos podem ser curtos ou longos. A duração de um parágrafo é determinada pelo formato do conteúdo entregue e o tema que está sendo discutindo. Assim, ele poderá conter entre duas a quinze frases.

No entanto, ao escrever para sites e blogs, o site Yoast SEO aconselha criar parágrafos mais curtos, usando um mínimo de 6 ou 7 frases.

Para blog posts ou textos de sites, é sugerido que você inicie seu parágrafo com a frase mais importante. Depois, procure ampliar o leque de informações disposto no começo do parágrafo. Porque isso é importante? Com essa estrutura, o leitor conseguirá identificar os pontos altos do seu artigo lendo apenas as primeiras frases do parágrafo.

O que mais se pode fazer para facilitar a leitura do seu público? Concluir parágrafos longos com uma frase que menciona a ideia do que o parágrafo acabou de abordar.

Pelo visto, o tamanho do parágrafo faz diferença dependendo do objetivo do conteúdo. Agora vamos entender como relacionar as ideias entre os subtítulos do seu post.

 

Use palavras de transição para Estruturar o Post

Estruturar palavras de transicao do Post

Para guiar o público do seu blog, use diversas palavras de transição. Elas dão direcionamento aos leitores. Essas palavras mostram ao leitor que você está resumindo algo, comparando uma coisa com a outra, alistando pontos importantes ou concluindo um raciocínio.

Quais são algumas palavras de transição importantes para estruturar o seu post? Observe alguns exemplos:

  • Enumerativas: em primeiro lugar, também, outro, além disso, finalmente, além.
  • Causativas: porque, assim, devido a, enquanto, a partir de então.
  • Comparativas: mesmo que, menos que, melhor que, enquanto que, ainda assim, oposto, tanto quanto.
  • Concludentes: como resultado disso, portanto, conseqüentemente, portanto, em conclusão.
  • Ambíguas: parece que, talvez, provavelmente, quase.

Quando usa palavras de transição, você está ‘cimentando’ suas frases. Elas estão mostram aos leitores a conexão que existe entre frases e parágrafos. Em resultado disso, o conteúdo se torna coeso, da mesma forma que a massa cimentada une os tijolos de uma parede.

Uma excelente dica é certificar-se de sempre usar palavras de transição quando estiver resumindo ou enumerando algum ponto do texto. Além disso, usar algumas palavras de transição na conclusão do artigo ajudará o público leitor a compreender sua mensagem central.

 

Faça bom uso dos títulos para ajudar seu leitor (e o Google)

Os títulos são fundamentais para Estruturar o Post para SEO. O Google usa os títulos para determinar o assunto principal do conteúdo em seu site ou blog. Portanto, use seus títulos ​​para otimizar sua postagem. Leia mais sobre a otimização de títulos para SEO na parte 2 do meu Diário de SEO.

Diferente do que muitos pensam, os títulos não são importantes apenas para o Google. Eles são valiosos também para os leitores. Os títulos permitem que eles escaneiem rapidamente o texto e decidam se querem lê-lo ou não. Ou pode ser que decidam consumir apenas algumas partes dele.

Dessa forma, os títulos precisam ter um grau elevado de atração e devem obrigatoriamente cobrir o conteúdo proposto nos parágrafos abaixo. Do contrário, seu leitor não só ficará insatisfeito com o post como poderá falar mal dele, por exemplo, nas redes sociais.

Para que isso não ocorra, posicione um título acima de cada parágrafo, ou acima de uma série de parágrafos que contêm assuntos similares. O texto deve entregar justamente o que o título propõe. Isso deve ficar evidente através da organização dos subtítulos.

Se um texto é muito grande, a forma de auxiliar o leitor a encontrar o que procura é sinalizando isso com subtítulos bem definidos. Uma sugestão útil, nesse sentido, envolve o uso de termos semânticos, que são verdadeiros ‘marcadores de página’.

 

Conclusão

Estruturar o Post antes de publicar

Estruturar o Post para SEO resultará no melhor entendimento possível da mensagem proposta nos posts do seu blog. Se as pessoas entenderem sua mensagem, elas estarão muito mais propensas a compartilhar seu post nas mídias sociais ou a comprar algum produto que você está promovendo.

Tirar tempo suficiente para refletir em como Estruturar o Post antes de começar a escrever é um primeiro passo muito importante. Enquanto estiver escrevendo, visualize mentalmente a estrutura dos parágrafos. Insira palavras de transição para dar lógica à sequência do post. Invista tempo preparando as seletas palavras usadas nos títulos.

Se seguir as dicas que acabei de dar, sua postagem no blog será muito mais compreensível, agradável e legível para o seu público.

Estruturar o Post para SEO foi o assunto da parte 4 do Diário de SEO do Líferson. Em breve volto com mais novidades que têm me ajudado a melhorar a qualidade da minha produção de conteúdo! Fique ligado no blog Freelancear!