Não podemos negar: uma das maiores preocupações de um freelancer é aprender Como Atrair Clientes Novos num curto espaço de tempo. Algo que pode fazer grande diferença é a maneira como você apresenta seus serviços ao público.

Uma forma simples que aprendi, mas que é muito poderosa para fazer isso, envolve preparar uma Apresentação Profissional. Seja usando o Power Point, um pequeno vídeo ou um documento em PDF preparado no Canva, falar um pouco sobre você e, acima de tudo, apresentar sua habilidades e certificações, poderá garantir mais clientes para a sua agenda de trabalho.

Preparei este post para dar dicas simples de Como Atrair Clientes Novos com uma Apresentação Profissional com agilidade, para fisgar novos clientes. Desejo sinceramente que no final desse post você tenha novas ideias com base no que vou sugerir.

 

Perguntas importantes para avaliar antes de preparar sua Apresentação Profissional

Antes de mostrar como você pode preparar sua Apresentação Profissional como freelancer, vou explicar alguns passos para que você entenda Como Atrair Clientes Novos.

Ao estruturar as informações pessoais que serão usadas em sua apresentação, pense no que o cliente mais quer saber sobre o profissional que vai contratar. Pergunte-se:

  • Em minha área de atuação, o que é mais relevante?
  • Que informações dariam mais segurança a meus clientes em potencial?
  • O que seria bom evitar?
  • O que seria essencial mencionar?
  • Minha área de atuação exige uma linguagem puramente formal ou mais informal?
  • O que vou incluir em minha Apresentação Profissional reflete a realidade ou estou passando uma impressão exagerada sobre minhas habilidades?

Depois de pensar calmamente nesses e em outros questionamentos adequados, anote o que é mais interessante para você incluir em sua Apresentação Profissional.

Sendo assim, você estará mais habilitado para compor uma Apresentação Profissional realística e com um alto poder de retorno por parte de alguns contratantes.

Mas o que eu incluí na minha Apresentação Profissional? Como ela tem me ajudado a alcançar novas oportunidades de trabalho na web com regularidade?

Vou listar alguns pontos agora que tenho certeza que serão de ajuda para você entender Como Atrair Clientes Novos. Confira!

 

Como Atrair Clientes Novos: detalhes que podem ser incluídos em sua apresentação

Atrair novos clientes envolve diversas ações. Estruturar uma boa Apresentação Profissional é apenas uma delas. Vou explicar o que penso ser de ajuda para empoderar a sua primeira impressão.

 

#1 Fale um pouco sobre você

Em primeiro lugar, inclua uma bio onde poderá mencionar detalhes sobre sua personalidade, princípios pessoais, modo de encarara a vida e sua profissão.

O segredo é ser descontraído e incluir detalhes que tornem o seu perfil atrativo para o cliente.

 

#2 Não exagere na formalidade nem na informalidade

Em segundo lugar, cuidado para não exagerar nos detalhes. Antes de preparar o texto de apresentação pessoal, estude o seu cliente. Defina o tipo de profissional que ele costuma contratar.

Use isso como indicativo do tipo de linguagem a adotar. Se fizer uma pesquisa antecipada, poderá pender com mais confiança para o tipo de linguagem que agradará o seu cliente adequadamente.

 

#3 Dê bastante atenção ao design da sua Apresentação Profissional

Em terceiro lugar, preste atenção ao visual que usará. Quando uma Apresentação Profissional é preparada com um design atrativo, dá gosto de baixá-la e apreciar o conteúdo dela. O contrário também é verdade: você pode perder o cliente pela confusão visual causada por escolhas erradas.

Pergunte à profissionais sobre o tipo de visual que mais se encaixa ao seu perfil profissional. Uma dica nesse sentido é conhecer o grupo de empreendedores e freelancer Estartando Freelas do Facebook.

Leia o artigo “Grupo Estartando Freelas [Facebook]: uma incrível reação em cadeia!”

O grupo conta com a presença de milhares de profissionais do mundo todo. Com isso, se interagir com os membros, poderá obter informações precisas de quem já possui uma apresentação profissional preparada.

 

#4 Cuidado com a prolixidade

Em quarto lugar, não escreva demais nas páginas de sua Apresentação Profissional. Seja breve, objetivo e organizado. Como auxílio na comunicação de suas habilidades ou certificações, use ícones, imagens e prints com resultados do seu trabalho.

Se for prolixo, seu cliente pode achar que você não possui assertividade de comunicação suficiente para atender as necessidades do projeto.

 

#5 Use resultados reais (cases de sucesso)

Em quinto lugar, use cases de sucesso. Nada pode comprovar tão bem a sua capacidade profissional para o cliente do que mostrar os resultados reais do que já têm feito.

Assim, mesmo em grau menor, mostre o que está ocorrendo com o negócio dos clientes que já atendeu, como você gere algum conteúdo ou estratégia de marketing ou mesmo os resultados positivos de algum trabalho voluntário que já fez.

Contratar profissionais de resultados é atraente e pode elevar suas chances de consegui novos clientes a curto e médio prazo.

 

#6 Inclua links de contato

Em sexto lugar, faça bom uso de links de contato. Sempre inclua em sua Apresentação Profissional meios de contato por onde o cliente vai encontrá-lo com mais facilidade. Se usar redes sociais, use ícones com links. Se prefere ser contatado por e-mail, use-o de maneira descritiva no pé da página das páginas de sua apresentação.

Cuidado para não incluir links de meios muito pessoais de contato. Isso pode gerar problemas com sua privacidade. Seja criterioso nesse sentido e não terá dores de cabeça com clientes telefonando para o seu número pessoal em feriados.

 

O que eu incluí em minha Apresentação Profissional?

Eu gostaria de convidar você a conhecer minha própria Apresentação Profissional. Para fazer isso, basta clicar aqui.

Como uso com certa frequência a plataforma freelancer Workana, preparei um PDF exclusivo para uso interno no site. Em respeito às regras, que não permitem trocarmos dados de contato no chat de conversação com o cliente, adaptei um modelo exclusivo para uso na Workana. Visualiza ela clicando aqui!

De vez em quando atualizo e aprimoro algumas informações que ela contém. Mas em geral, minha apresentação inclui o seguinte:

Saiba como criar um link com o seu número do WhatsApp lendo o artigo “Como criar um link direto para seu número no WhatsApp”, da Camila Porto.

 

Crie capas 3D para sua Apresentação Profissional

Uma das formas efetivas que encontrei para divulgar meu trabalho nas redes sociais foi criar capas 3D da minha Apresentação Profissional para usar em minha estratégia de divulgação nas redes sociais. Como consequência disso, algumas pessoas entram em contato comigo inbox pelo Facebook, Instagram e LinkedIn.

Você também pode fazer o mesmo e ter bons resultados. Para preparar mockups atrativos de sua apresentação, recomendo o site Smartmockups, que oferece diversas opções gratuitas no período de teste de 7 dias. Se desejar, poderá assinar a versão Premium do site por 1 ou mais meses, de acordo com sua necessidade.

Veja alguns modelos que criei no site Smartmockups:

Usando uma Apresentacaoo Profissional para Atrair Clientes Novos

Como Atrair Clientes Novos usando uma Apresentacao Profissional

Como Atrair Clientes Novos usando Apresentacao Profissional

Como Atrair Clientes Novos com uma Apresentacao Profissional

Como Atrair Clientes Novos com Apresentacao Profissional

 

Agora é a sua vez!

E agora? A pergunta: “Como Atrair Clientes Novos usando uma Apresentação Profissional?” foi respondida? Espero que sim! Agora é a hora de colocar a mão na massa e preparar a sua! Não se deixe vencer por sentimentos negativos de que não conseguirá novos clientes.

Em conclusão, quero te incentivar a pensar em sua própria apresentação. Seja proativo, anime-se e comece a comunicar suas habilidades profissionais na web. Se tiver dúvidas sobre Como Atrair Clientes Novos, entre em contato comigo. Vou te ajudar com muito prazer!