Entender Como Atender Bem Um Cliente é, com certeza, uma das maiores preocupações de qualquer profissional. A humanização do relacionamento B2C se tornou a essência da boa prática de marketing para freelancers.

Ouça o podcast desse artigo no canal do Freelancear do SoundCloud:

Aceitar e praticar isso no âmbito dos negócios pode determinar em grande parte a continuidade da sua atividade profissional. Pare um pouco e pense em como isso pode ser explicado quando entendemos as maiores necessidades humanas. Algumas delas são:

  • Sentir-se importante;
  • Ser reconhecido; e
  • Ser valorizado.

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A necessidade de valorização pessoal é muito forte

Como Atender Bem Um Cliente com valorizacao

O desejo natural de sentir-se importante é mais forte até do que necessidades fisiológicas como, por exemplo, a de alimentar-se. Depois de comer, simplesmente deixamos de sentir fome.

Isso ocorre também com a vontade íntima de nos sentirmos amados e bem cuidados. Se essa carência é satisfeita, pronto! Seguimos em frente!

O desejo de ser valorizado é mais forte também do que a necessidade de sentir segurança. Quando não corremos mais perigo, isso deixa de ser um problema.

 

Resultados da falta de valorização pessoal nos relacionamentos

Como Atender Bem Um Cliente eleva a autoestima

Sentir-se importante é uma necessidade humana permanente. É uma das características que distingue o ser humano dos animais. É o que faz as pessoas desejarem usar roupas de grife, comprar carros de luxo, obter títulos para exibir na porta ou contar as façanhas de seus filhos.

É também a principal motivação para que jovens formem gangues de rua. Alguns chegam a perseguir pessoas e a se tornar assassinos na busca de notoriedade.

Estudos sobre o casamento concluíram que um dos principais motivos que leva as mulheres a abandonar uma relação duradoura não é a violência, a crueldade nem a opressão. É o triste fato de não se sentirem valorizadas.

O desejo de ser reconhecido, de sentir-se importante e valorizado, é extremamente poderoso. E quanto mais importante você fizer alguém se sentir, mais positiva será a atitude da pessoa em relação a você.

O que isso tema  ver com  o tema: “Como Atender Bem Um Cliente?” Tudo!

 

Como Atender Bem Um Cliente e fidelizá-lo?

A resposta é simples: fazendo-o sentir importante. Agindo assim, suas oportunidades profissionais se tornam mais efetivas. Observe 4 passos para construir e fidelizar uma boa carteira de clientes:

 

#1 Vá além de apenas prestar serviços ou vender produtos

Como Atender Bem Um Cliente indo alem de oferecer servicos

Quanto mais claro isso ficar na mente do cliente, mais valorizado ele se sentirá. Por outro lado, empurrar ‘goela abaixo’ o que você saber ou vender pode apenas suprir uma demanda momentânea. Isso talvez não seja do interesse de quem gosta de ter jobs mais recorrentes.

 

#2 Mantenha abertas as linhas de comunicação

Como Atender Bem Um Cliente com boa comunicacao

Sumir do mapa quando seu cliente quer falar com você é o primeiro passo para a derrota profissional. Há muito sucesso no portfólio de freelancers que sabem se comunicar bem com o seu público. O contrário também é verdade.

Quando clientes vivenciam o sumiço de quem prometeu entregar serviços e produtos de qualidade, dificilmente isso resultará em novos projetos.

 

#3 Cuidado com o que fala em momentos de tensão

Como Atender Bem Um Cliente em momentos tensos

Não controlar suas palavras quando estiver ansioso ou agitado por colocar tudo a perder. Assim, antes de falar, digitar uma mensagem ou telefonar para seus clientes, avalie como você está se sentindo.

Se precisar se comunicar com seu cliente num momento mais tenso da sua rotina, certifique-se de falar somente o necessário. Em geral, podemos exagerar quando não controlamos nosso emocional diante de problemas.

 

#4 Valorize seu cliente de forma proativa

Como Atender Bem Um Cliente com proatividade

Isso é essencial para criar um vínculo mais achegado no universo B2C. Porque? A razão é simples. Valorização costuma gerar valorização. Mas como posso fazer isso?

Aproveite os momentos em que seu cliente (ou prospectivo cliente) agir de maneira positiva. Seja generoso nos elogios ao seu cliente quando ele:

  • Enviar o briefing do projeto;
  • Der dicas sobre o andamento do job;
  • Mostrar direções mais produtivas para o projeto;
  • Contar a experiência dele em alguma área profissional; ou
  • Atualizar feedbacks.

Como Atender Bem Um Cliente, como acabei de abordar, tem muito a ver com humanização e pouco a ver com ações mecanizadas.

Assim, aplique as 4 dicas mencionadas acima. Torne o seu atendimento cada vez melhor. Ofereça mais do que o proposto. Comunique-se de forma aberta com cada cliente. Controle suas palavras em momentos tensos do dia a dia. E seja proativo em valorizar seus clientes.

Além do que já mencionei, gostaria que você assistisse ao vídeo abaixo. Posteie ele recentemente no canal do Freelancear no Youtube. Nele, dou 8 dicas que te ajudarão a prospectar mais clientes como freelancer. Espero que elas te ajudem no seu relacionamento com o público!

Se compreender profundamente Como Atender Bem Um Cliente, seu profissionalismos será reconhecido. E sua agenda de trabalho não sofrerá recorrentemente com o vácuo de projetos tão comum no universo freelancer.