Porque Começar Com a Workana? Essa deve ser sua primeira pergunta ao ver tantos anúncios dessa plataforma na web. Como freelancer, esse foi meu primeiro questionamento quando meu primo me incentivou a conhecer o site. Depois de seguir os passos para me cadastrar e entender como funcionava o trabalho, fiquei curioso.

 

Antes de Começar Com a Workana, pesquisei outras plataformas

Fui atrás de outros sites de freelas e percebi que muitos deles também abriam boas oportunidades de trabalho. Porém, o maior diferencial da Workana foi a inscrição aberta. Ou seja, pude começar a enviar propostas mesmo sem pagar um plano de benefícios. É claro que os planos tarifados daquela época ofereciam benefícios que aumentavam minhas chances. Mas decidi começar no modo free, tentando fazer os primeiros contatos com alguns clientes em potencial.

Escrevi um livro de 120 páginas contando como consegui meus primeiros clientes na internet! Saiba mais!

Freelancer de Conteudo 336x280

Quando me cadastrei no site, havia menos de 400 mil inscritos. Hoje são mais de 1.300.00 milhões! Isso é incrível, considerando-se que sou freelancer da plataforma há um pouco mais de 1 ano. Valeu a pena. E agora vou te explicar 7 motivos para você começar a freelancear com a Workana.

 

#1: Interação aberta com o mercado freelancer

Você está começando, não é mesmo? Então a oportunidade para conhecer o funcionamento de um site de trabalho freelancer está aqui. Muita gente critica a liberdade de ação da Workana. As relações freela-freela e freela-cliente dentro do site são, sim, bem abertas. E ainda bem que são!

 

começar com a workana

 

Foi por meio da interação aberta que comecei a entender as necessidades e a comunicação desse tipo de ambiente. Nunca vou me esquecer dos vacilos que dei quando comecei a enviar minhas primeiras propostas. Uma delas, como já descrito aqui no blog, é dominar SEO e suas técnicas, e eu não sabia nada sobre isso. Com o tempo aprendi muita coisa legal a respeito de ranqueamento. A interação com o mercado freelancer só veio por causa do modo aberto como a Workana coloca o freela em contato com prováveis clientes.

 

#2: Alta demanda de projetos

A segunda razão pela qual começar na Workana foi bom pra mim tem a ver com a demanda de trabalho. Dezenas de projetos de redação e de conteúdo são abertos diariamente no site. Muitos deles se fecham minutos depois, quando freelancers dedicados negociam e apresentam boas propostas.

Claro que o valor de mercado de muitos jobs na Workana ainda é bem baixo. Ainda mais se compararmos esses valores com os de plataformas de poder mais globalizado de negociação. Isso é algo que faz parte dos meus constantes feedbacks ao pessoal do SAC. Mas o fato é que só consegui me lançar como conteudista por causa da alta demanda de projetos que o site apresenta. Começar Com a Workana me deu a chance de cair no meio de um mar cheio de ‘peixes’.

 

#3: Segurança nas transações

Porque muitas pessoas usam a Workana para contratar freelancers? A resposta da maioria será: ‘por causa da segurança nas transações’. O sistema de atendimento do site garante que o freelancer receberá o valor acordado com o cliente. Mas isso só ocorrerá após a entrega satisfatória do serviço ou do produto contratado.

Prova disso é que muitos clientes usam a plataforma para enviar pagamentos diretos a seus clientes. Essa segurança me atraiu muito e, até hoje, nunca passei por constrangimentos financeiros na plataforma. Também nesse sentido, Começar Com a Workana me ensinou a fechar meus primeiros projetos e a negociar melhor.

 

#4: Eficiência no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)

Nunca precisei esperar mais do que 24 horas em dias úteis para ser atendido pela plataforma. Desde quando comecei, usando o plano free, até hoje com um plano de assinatura, o tratamento que recebi foi o mesmo.

Tenho certeza de que você, como freela, não tem todo o tempo do mundo para esperar atendimento. Conheço alguns dos colaboradores da Workana e posso afirmar que todos são muito preocupados com a boa gestão do SAC. Essa eficiência humaniza a plataforma e mostra que todos, tanto clientes como freelancers, são igualmente importantes.

 

#5: Gestão de pagamentos

A maneira como a plataforma faz a gestão de pagamentos me ensinou a planejar melhor meu trabalho. Como isso aconteceu? No meu caso, dois detalhes foram interessantes:

  • Digamos que você fechou um job, por exemplo, de 10 partes. A cada parte entregue, o cliente pode ou não liberar 10% do pagamento e enviar um feedback. Você pode continuar desenvolvendo o job levando em conta as melhorias solicitadas. Você faz isso com a motivação de já ter recebido pela parte bem executada do projeto. Até o final, o cliente tem poder sobre o valor pago e o freela ganha motivação para trabalhar de acordo com o briefing que vai recebendo.
  • Dependendo do plano que você escolhe, os pagamentos são enviados uma, duas ou mais vezes durante o mês. Isso pode ser um estímulo para conseguir mais jobs no site. Começar Com a Workana pode ser o primeiro passo de sua carreira sólida como freelancer. Com o tempo, poderá alcançar mais clientes fora da plataforma.

 

#6: Ranking Workana de freelas

À medida que conquistar e concluir projetos, você abre a possibilidade de subir no Ranking Workana. Como isso acontece?

No final de cada projeto, seu cliente poderá qualificar o seu trabalho com base em 3 quesitos:

  • Comunicação
  • Planejamento
  • Qualidade

Esses parâmetros se juntam a outros aspectos, de conhecimento interno do site, e formam um ranqueamento dos freelancers mais bem qualificados. Isso aumenta as chances para que os freelas bem posicionados nesses quesitos sejam encontrados mais facilmente. No meu caso, quanto mais relevantes se tornavam meus conteúdos, mas clientes eu conquistava.

Ranking Workana foi outro motivo que me levou a querer aprimorar minhas habilidades. Quando você chega a estar entre os 100 melhores freelancers da “Workana Mundi”, um selo é adicionado ao seu perfil. Esse elemento de gratificação motiva o freelancer a buscar a qualidade nos seus serviços.

 

começar com a workana

 

#7: Ampla publicidade na internet

Onde quer que você ‘ande’ pela internet, é muito comum encontrar a publicidade workaneira. Isso significa que a empresa investe muito para aparecer mais. Quando a Workana aparece, quem ganha? Eu, você, todos os profissionais que usam o site!

A ampla publicidade fez com que a plataforma alcançasse mais de 1.300.00 usuários cadastrados. E você? Vai estar entre eles? Que tal se cadastrar agora mesmo e Começar Com a Workana? É fácil e pode te ajudar a começar como freelancer na internet hoje mesmo.

 

começar com a workana

 

Se decidir, assim como eu, Começar Com a Workana como freelancer, você se sentirá mais seguro. É claro que muitas oportunidades surgirão depois. Você aprenderá a formar sua própria carteira de clientes. Com dedicação e aplicando algumas dicas aqui do blog, seu aperfeiçoamento como freelancer ocorrerá aos poucos. Trate bem seus clientes, amplie sua rede de contatos e aceite sugestões.

Conheça agora mesmo o livro “Freelancer de Conteúdo”!

Freelancer de Conteudo 336x280

Conheça um pouco mais da Workana assistindo o vídeo abaixo “Uma visão geral da Workana”. Aproveite para se inscrever em nosso canal e ativar as notificações!

Se tiver dúvidas sobre como Começar Com a Workana, deixe uma pergunta aqui no blog. Como partner (freelancer verificado) da plataforma, será um prazer te ajudar no que precisar.