Quando Começar a Trabalhar na Workana, alguns detalhes serão essenciais para traçar sua trajetória como freelancer. Toda iniciação profissional pode te trazer algumas dores de cabeça. Esse desconforto é normal e precisa ser contornado com equilíbrio emocional e uma boa dose de bom humor.

Desafios estão sempre presentes nessa modalidade de trabalho e devem ser encarados de forma bem profissional. Se você está se preparando para começar, o post que preparei pode te ajudar bastante! Para estartar no universo freelancing trabalhando em plataformas de interação profissional, começar bem é muito importante.

A partir de agora, vou considerar os seguintes assuntos com você:

  • Quais são os primeiros passos para trabalhar com sucesso na Workana?
  • Como criar um perfil na plataforma?
  • Os valores praticados na Workana são justos?
  • Como precificar o seu trabalho?
  • Porque é importante estabelecer metas?
  • Porque é especialmente relevante ter paciência?

Escute agora o podcast “Vale a pena usar a Loja Workana (Workana Store)?”:

 

Como Começar a Trabalhar na Workana

Existem alguns detalhes você precisa prestar atenção antes de Começar a Trabalhar na Workana. Seu desenvolvimento como freelancer envolve (1) definir um perfil, (2) estabelecer metas e (3) ter paciência.

Esses 3 elementos podem tornar o início das suas atividades mais estável e satisfatório. Sendo assim, vou explicar a partir de agora um passo a passo preciso para você que deseja começar a trabalhar na Workana como freelancer. Espero que goste desse tutorial.

 

Primeiro Passo: Cadastre um perfil

Para ser um freelancer na Workana, você precisa estabelecer um perfil de trabalho. Isso pode ser feito desde o momento do cadastro na plataforma.

Abaixo nós vamos descrever todos os passos para que você realize seu cadastro dentro da plataforma, que conta com uma carteira de centenas de milhares de profissionais.

O post contém imagens, que o ajudarão a entender melhor o processo de cadastro passo a passo. Assim, quando Começar a Trabalhar na Workana, sua visualização trará clientes que terão um escopo mais completo das suas atividades principais.

 

1. Acesse a plataforma clicando na imagem abaixo

cadastro na Workana

 

2. Clique em “Trabalhe como Freelance”

cadastro na Workana como freelancer

 

3. Preencha os campos da tela de cadastro da Workana

tela de cadastro na Workana

Há 3 opções para se cadastrar no site freelancer:

  1. Usando o seu login do Facebook;
  2. Usando o seu login do Google Plus; ou
  3. Inserindo nome completo, email e uma senha específica para o site.

Não se esqueça de escolher o país onde mora e de marcar a caixa de seleção “Ao criar sua conta, você está aceitando os termos de serviço e a política de privacidade da Workana.”

 

4. Comece a preencher o seu perfil

perfil na Workana

A imagem acima mostra a primeira tela que você verá ao clicar em aceitar os termos da Workana. Para preencher os campos A e B, siga estes passos:

 

Campo A: área de atuação

area de atuacao na Workana

Ao clicar no campo embaixo da frase “Qual é a sua área de atuação?”, você verá as opções mostradas acima. Aqui você poderá escolher apenas uma opção. Escolha a área de atuação em que pretende trabalhar na Workana.

Logo que clicar na opção desejada, um campo de texto será aberto mostrando a quantidade de projetos abertos que se ajustam à sua escolha. Observe:

projetos na Workana

 

Campo B: áreas profissionais de destaque

No campo B você poderá digitar algumas áreas em que suas habilidades profissionais se destacam. À medida que digitar os primeiros caracteres, surgirão sugestões do site. Veja no exemplo abaixo algumas opções que escolhi como exemplo:

areas profissionais na Workana

Nesse momento, o número de projetos abertos nessas áreas de atuação será ajustado para um valor menor e mais preciso. É hora de avançar clicando em “Próxima”:

campo perfil Workana

 

5. Inclua mais detalhes em seu perfil

Observe na imagem abaixo 3 passos para incluir mais detalhes em seu perfil:

detalhes do perfil Workana

 

6. Confirme o seu cadastro clicando no link enviado para o seu e-mail

Não se esqueça de que antes de começar a usar o site, você precisa confirmar o seu cadastro clicando no link enviado para o endereço de e-mail que você acabou de usar se cadastrar na Workana. A imagem abaixo dá uma ideia do e-mail que você receberá:

confirmacao do cadastro na Workana

 

7. Verifique o seu telefone e responda um rápido teste feito pelo site

Ao clicar no link enviado para o seu e-mail, você verá a tema abaixo. É hora de verificar o número do seu telefone e responder um teste rápido da Workana. Isso tornará o seu perfil seguro.

verificar telefone na Workana

Ao clicar em “Verifique o seu telefone”, você verá o seguinte formulário:

confirmar telefone na Workana

Por fim, preencha o seu número de telefone no seguinte campo e clique em “Continuar”:

incluir telefone na Workana

Logo em seguida, você receberá uma mensagem de confirmação da validação do seu número de telefone, conforme a imagem abaixo:

validacao do telefone na Workana

A partir daí, você estará pronto para começar a usar o site de forma mais plena. Mas antes de começar a analisar projetos e enviar propostas, você precisa tirar tempo para preencher o seu perfil da forma mais completa possível.

 

8. Complete o seu perfil atingindo os objetivos propostos pela plataforma

Quanto mais detalhes incluir em seu perfil, melhor. Recomendamos uma composição de 100% de perfil, pois assim você terá mais autoridade e confiança na plataforma. A própria Workana vai valorizar e indicar com mais intensidade os perfis que foram preenchidos de forma clara e completa.

É possível ver isso na imagem ilustrativa:

perfil completo na Workana

 

Uma visão geral da Workana

Agora eu gostaria de te convidar para assistir um vídeo que preparei dando uma ideia mais precisa de como funciona a Workana. No vídeo “Uma visão geral da Workana”, que você pode assistir logo abaixo, eu mostro em detalhes o meu próprio perfil como freelancer na Workana. Se desejar, inscreva-se em nosso canal no Youtube e ative as notificações para receber mais vídeos sobre o universo freelancer.

Espero que tenha gostado do vídeo! Agora vou abordar uma das dúvidas mais discutidas por profissionais que avaliam se vale ou não a pena usar o site para fechar projetos de sua área de atuação freelancer.

 

Os preços de job na Workana são justos?

Para quem quer Começar a Trabalhar na Workana, esta pergunta pode ser respondida de forma dúplice: NÃO a curto prazo e SIM a médio e longo prazo. Porque?

Todo freela sabe que, no início de suas atividades dentro de uma plataforma de trabalho freelance, os valores ficam bem abaixo da realidade. A ideia inicial é se promover aceitando remunerações menores para ganhar mais autoridade.

Com o tempo, bons qualifys conduzem o freela mais para o topo do ranqueamento, o que justifica um preço cada vez maior. Essa estratégia funcionou comigo porque eu não estabeleci valores tão elevados no começo.

A grande diversidade de sites para trabalhar online oferece configurações bem variadas em relação à planos. Assim, para cobrar preços de job na Workana que possam se adequar melhor à sua realidade, alguns freelas acabam pagando por esses planos de benefícios.

Mas é preciso destacar que a grande fatia de quem decidiu Começar a Trabalhar na Workana não pagou planos, mas conseguiu subir no ranking com muita qualidade no seu trabalho. Isso foi o que aconteceu comigo.

Então, para responder a pergunta “Os preços da Workana são justos?”, eu te digo o seguinte: você é quem faz o seu preço e, se fizer isso, ele será justo, sim!

 

Comecar a Trabalhar na Workana pesquisa de mercado

 

Como estabelecer seu preço ao Começar a Trabalhar na Workana

No meu caso (como produtor de conteúdo), por textos que no princípio eu cobrava cerca de R$ 5,00 hoje eu consigo fechar por até R$ 120,00! Isso mesmo! Exigiu esforço chegar lá, mas eu consegui.

O trabalho freelancer online é altamente desafiador, e justamente por isso, exige paciência e ajustes frequentes. Como resultado disso, hoje consigo bem mais clientes do que nas minhas primeiras semanas no site.

Se seus trabalhos freelancer pela internet estão te dando mais dor de cabeça do que satisfação, eu recomendo que pare, pense e reflita no que acabou de ler. Pense nas perguntas abaixo:

  • Será que eu poderia reduzir um pouco o preço do meu trabalho em sites freelancers para depois conseguir atingir metas mais promissoras?
  • Eu poderia oferecer a meus cliente um bônus surpresa?
  • Eu ganho mais propostas porque empurro serviços ou porque conquisto clientes?

Esses diferenciais podem fazê-lo ser bem sucedido mais cedo ao Começar a Trabalhar na Workana! E pode te ajudar a criar a base para conseguir ter o seu próprio canal profissional de captação de clientes.

 

Segundo Passo: Estabeleça metas

Antes de Começar a Trabalhar na Workana, defina suas metas de trabalho. É possível escolher um dos 3 planos abaixo. Cada um deles apresenta recursos diferenciados, ou ampliados, de trabalho.

Os preços dos planos de benefícios da Workana são competitivos com outros sites e estão dentro do valor de mercado.

Se escolher um plano de assinatura, ficará mais fácil planejar suas metas de trabalho. À medida que conseguir fechar projetos com uma boa avaliação da parte do cliente, você sobre no ranking Workana e se torna ainda mais procurado na plataforma.

Também por isso é importante fechar jobs de forma recorrente. Só assim o algoritmo do site verá sua atuação como relevante para os usuários que postam projetos.

Dicas importantes para Começar a Trabalhar na Workana

  1. Use ao máximo seu limite de envio de propostas semanais
  2. Responda a todos os questionamentos de seus clientes em potencial
  3. Não demore para responder a perguntas sobre suas qualificações profissionais

 

Terceiro Passo: Tenha paciência

Em primeiro lugar, depois que você envia uma proposta ou pergunta sobre algum projeto, é importante mostrar paciência. Em geral, os clientes em potencial não acham nada interessante uma postura de insistência.

Não confunda isso com a persistência que se deve ter ao Começar a Trabalhar na Workana. ‘Persistir’ tem mais a ver com determinação; ‘insistir’ muitas vezes é visto como inconveniente e irritante. Consequentemente, persista continuando a buscar novos clientes ao invés de ‘encalhar’ sempre na mesma praia.

O que você pode fazer em vez de insistir? Tire tempo não apenas para enviar propostas e responder os questionamentos dos clientes em potencial. Além disso, crie um documento com mensagens prontas para enviar a diversos perfis de cliente. Tanto quanto possível, isso agiliza o atendimento.

Saiba mais sobre o meu livro, “Freelancer de Conteúdo”, e conheça o passo a passo que me ajudou a começar a trabalhar como freelancer de redação web!

Freelancer de Conteudo 336x280

Em segundo lugar, reserve parte do seu tempo para estudar, concluir algumas certificações e aprimorar o seu portfólio. Na realidade são estas ações que aumentarão suas chances de conseguir os primeiros clientes!

Recentemente nós preparamos um Guia Definitivo chamado “Como Começar a Ser Freelancer”.

>>>Gostaria de lê-lo agora mesmo?<<<

Portanto, sempre mostre paciência para Começar a Trabalhar na Workana. Todo começo costuma ser ‘sofrido’. Mas se você se esforçar para estabelecer um histórico freelancer de qualidade, com o tempo, novas propostas serão fechadas e você começará a sentir mais satisfação!

Em conclusão, agora você já sabe como estartar como freelancer numa das maiores plataformas de trabalho do mundo. Começar a Trabalhar na Workana pode parecer desafiador. Se dedicar tempo para cadastrar um perfil assertivo, estabelecer metas de trabalho e mostrar paciência, você tem tudo para se tornar um freelancer de sucesso!