Você já se perguntou: “como começar a ser analista de SEO?” Alguns desistem rápido da ideia. Afinal de contas, o assunto ainda é bem cru para muita gente aqui no Brasil. Em países como Estados Unidos, Canadá e na Europa em geral, SEO já é tema antigo. E talvez por isso, os livros que alguns escritores desses países escrevem sobre posicionamento de conteúdo on-line são referência em todo o mundo.

Foi acima de tudo por esse motivo que eu escrevi esse artigo. Eu atuo desde 2006 como produtor de conteúdo. Por isso, consegui fazer um networking constante com redatores, revisores, gestores de mídia social e também com profissionais de SEO. Consequentemente, atuar e conversar com diversos profissionais freelancers dessas áreas me ajudou bastante.

Como vocês sabem, sempre gostei de compartilhar o que eu aprendo. Então, nesse artigo eu falo sobre alguns atalhos que indico para quem quer entender esse braço fundamental do marketing de conteúdo. Bora saber como começar a ser analista de SEO?

Você vai notar que a linguagem que usei aqui é para leigos. Ou seja, alguns termos desse artigo são para você que sabe pouco ou quase nada de SEO. O conteúdo que você vai ler em mais ou menos uns 5 minutos te pouparão muito tempo de pesquisa. E pelo que já pôde perceber, para quem quer saber como começar a ser analista de SEO, o assunto é importante, e muito!

Que termos e conceitos um analista de SEO precisa conhecer?

Antes de se tornar profissional em qualquer área de atuação, precisamos absorver o máximo possível de conhecimento sobre temas relacionados à essa área. Por isso, em primeiro lugar, quero te ajudar a entender alguns conceitos básicos sobre buscadores de internet. Assim você vai entender melhor como ranquear bem um conteúdo on-line para que ele seja mais facilmente encontrado pelo seu público.

Entenda a importância das keywords (palavras-chave)

Com uma breve pesquisa sobre SEO na internet, logo você vai encontrar muitos artigos falando sobre a importância das palavras-chave. Esse é um termo frequentemente usado por analistas de SEO.

Keyword é a palavra-chave escolhida por uma pessoa para entender algo ou solucionar um problema usando os buscadores da internet.

Por exemplo, quando você acessa o Google e quer procurar algo, keyword é a palavra, frase ou expressão que você digita no campo de busca. Pode ser aquela receita de pizza que você mais gosta, o smartphone que foi lançado ontem ou a vaga de emprego que sua esposa está procurando.

para começar a ser analista de SEO entenda como funcionam os buscadores

Você pode ter uma ideia da relevância do assunto procurado pelo tipo de resultados que o buscador vai te mostrar. Se quiser começar a ser analista de SEO, faça um teste pesquisando algumas keywords básicas. Observe o funcionamento de buscadores como Google, Bing, Yahoo, Ask, Quora, etc. Assim vai ser mais simples entender a razão de existirem keywords.

Existe um detalhe interessante que o Google, por exemplo, nos ajuda a entender somente pelo modo como entrega as sugestões de conteúdo para nós. Sempre que você procurar uma determinada keyword no Google, ele sugere respostas ou conteúdos que resolvem o motivo da sua busca. Mas ele vai além disso, sugerindo formas diferentes de encontrar o que você procura. Como assim?

Como o Google sugere pesquisas relacionadas?

Se estiver fazendo sua pesquisa usando um laptop, por exemplo, experimente arrastar o cursor até a parte de baixo do buscador. Lá você vai ver algumas frases relacionadas à sua pesquisa. Ali o Google mostra keywords que foram usadas por pessoas que queriam achar conteúdos similares ao que você está buscando. Vou dar um exemplo com a imagem abaixo.

Digamos que você queira saber quais são os passos para começar a trabalhar como freelancer on-line. Daí você começa a pesquisa usando a keyword: como ser freelancer. No meu navegador, quando eu arrastei até a parte inferior do buscador do Google, veja quais keywords me foram sugeridas:

sugestao de keywords

O exemplo acima dão uma ideia de como funcionam buscadores como o Google. Eles sugerem resultados similares à busca que os usuários estão fazendo. E com que base o buscador dá essas sugestões? Não se trata de algo aleatório. As pesquisas relacionadas do Google são apresentadas com base nas keywords que já foram usadas anteriormente.

Desenvolva a arte da redação

Uma das coisas que alguém que quer trabalhar como analista de SEO deve fazer é dominar a arte da redação web. Toda arte precisa ser bem desenvolvida com o passar do tempo. Mas como se pode chegar num alto nível de domínio de produção de conteúdo para a internet? Existem diversos passos importantes. Alguns deles são:

  • Possuir um ótimo português;
  • Entender como os buscadores usam conceitos de semântica para sugerir conteúdos; e
  • Estar em dia com o que há de novo sobre produção de conteúdo web.

Há algum tempo eu publiquei um vídeo no canal do Freelancear no Youtube com o título 2 Dicas Simples Para Aprender a Ser Um Redator Freelancer. Que tal assisti-lo logo depois de terminar de ler esse artigo? Acho que você vai gostar das dicas que dou no vídeo! Depois é só voltar aqui e clicar no play.

A maioria dos produtores de conteúdo para a internet começa atuando como redator. E alguns redatores depois buscam qualificação profissional como analistas de SEO. Se você ama escrever, aprender sobre SEO vai agregar ainda mais qualidade aos seus conteúdos e elevará a quantidade de clientes que você vai prospectar. Então, se você realmente quer que os textos que escreve para seus clientes fiquem bem posicionados nos buscadores, analise seriamente a possibilidade de começar a ser analista de SEO.

Sendo assim, sempre se esforce para produzir conteúdo relevante, com textos precisos, úteis e livres de erros ortográficos. Encare a redação web como uma arte e desenvolva suas habilidades para sempre escrever melhor. Além disso, comece aos poucos a conhecer o universo do SEO e avalie se tornar um analista de SEO. Se fizer isso, sua habilidade pode levar o seu trabalho como freelancer para outro nível.

Absorva conhecimentos básicos de programação

Quem trabalha com otimização de conteúdo na internet, precisa ter algumas noções de programação de sites. Por isso, sugiro que você aprenda um pouco a respeito de conceitos como:

  • Sitemap;
  • Robots;
  • Breadcrumb; e
  • HTML.

Informações como essas, relacionadas com programação de sites, vão te colocar à frente de outros que também estiverem começando a atuar com produção de conteúdo.

Diversos canais no Youtube apresentam dicas bem práticas sobre como usar programação para melhorar o ranqueamento de conteúdos publicados. Invista um pouco de tempo todos os dias assistindo vídeos que ensinam dicas básicas de programação.

O canal da HCode no Youtube, por exemplo, tem bons conteúdos com linguagem simples mesmo para quem não é da área de IT e programação.

SEO tem muito a ver com programacao

Essa atitude proativa vai te ajudar a ter bons resultados no Google e em outros buscadores não só pelo bom conteúdo que você produzir. Mas também pela forma como eles são publicados em sites e redes sociais.

Saiba mais sobre atualizações de algoritmos

Algoritmo? Mas que bulhufas isso quer dizer? Em termos simples, algoritmo é uma ‘sequência de ações desenvolvidas para solucionar um determinado tipo de problema’. Cada um dos buscadores de informação da internet, mesmo os de redes sociais, possuem o seu próprio algoritmo.

Assim, se você quer de tornar profissional de SEO, saiba mais sobre o que está por trás das atualizações dos algoritmos dos buscadores. Fique sempre ligado nas notícias que surgem sobre os novos parâmetros que estão sendo usados nos mecanismos de busca.

Por exemplo, eu citei antes a importância das keywords. Mais especialmente desde o início de 2017, o Google, por exemplo, já não atribui mais toda relevância a elas como fazia antes. Para entender melhor como os algoritmos dos buscadores funcionam, leia o artigo Algoritmo do Google: como funciona e como utilizar a seu favor, publicado no site do SEBRAE MG.

como funcionam os algoritmos dos buscadores

Hoje em dia, entre os mais de 200 fatores de ranqueamento do algoritmo que o Google usa, a mera repetição de palavras-chave num texto não está no topo da lista de prioridades como estava há alguns anos. Isso mostra que quem quer começar a ser analista de SEO precisa verificar de tempos em tempos as novidades sobre o funcionamento dos buscadores.

Outra fonte bem conceituada de conteúdo sobre essa área de atuação é o TechTudo. Lá você encontrará boas dicas sobre SEO e sobre o que está por vir.

Para começar a ser analista de SEO mantenha-se atento às novidades sobre os buscadores!

Com tudo o que você leu nesse artigo, é possível que a sua vontade de aprender sobre SEO tenha aumentado. Vamos relembrar o que você leu?

  • Compreenda a importância das palavras-chave;
  • Se aprimore para dominar a arte da redação;
  • Entenda um pouco sobre programação de sites; e
  • Fique ligado nas novidades sobre os buscadores.

Aplicar essas dicas vai impulsionar a sua meta. Espero que tenha gostado das dicas que dei sobre como começar a ser analista de SEO. Compartilhe o post com seus amigos que estão começando.

Além dessas dicas que eu mencionei, que sugestão você daria para os visitantes aqui do blog sobre SEO? Deixe seu comentário logo abaixo ou me chame no WhatsApp do Freelancear. Vai ser muito bom interagir contigo!