Quer começar a ser analista de SEO? Não deixe de ler esse post, onde compartilho dicas que você pode ler em pouco tempo. São atalhos que indico para quem quer entender melhor esse aspecto da produção de conteúdo.

Conheça o livro que escrevi para contar como consegui meus primeiros clientes na internet!

Freelancer de Conteudo 336x280

O que você vai ler aqui é para leigos. Ou seja, os termos usados nesse post são para você que sabe pouco ou quase nada de SEO. Mas pelo que já pôde perceber, se quer começar como freelancer, o assunto é importante, e muito! O que você vai ler nesses preciosos 5 minutos pouparão muito tempo de pesquisa.

Saiba como começar a ranquear usando técnicas de SEO lendo esse post.

 

Como começar a ser analista de SEO?

Em primeiro lugar, você vai entender alguns termos básicos que o mundo dos buscadores de internet utiliza com certa frequência. Assim será possível entender melhor a relação entre os diversos aspectos de ranqueamento.

 

  • Keyword (palavra-chave)

Esse é o termo mais utilizado por analistas de SEO. Keyword é a palavra-chave usada para pesquisar nos buscadores da internet. Por exemplo, quando você acessa o Google e quer procurar algo, keyword é a palavra, frase ou expressão que você digita no campo de busca. Pode ser aquela receita de pizza que você mais gosta, o smartphone que foi lançado ontem ou a vaga de emprego que sua esposa está procurando.

 

começar a ser analista de SEO

 

Você pode ter uma ideia da relevância do assunto procurado pela quantidade de resultados no buscador. Se você quer começar a ser analista de SEO, faça pesquisas de algumas keywords básicas. Sinta de perto como funcionam buscadores como Google, Bing, Yahoo, Baidu, Ask, etc. Assim você compreenderá melhor a razão de existirem keywords.

 

  • A arte da redação

Se você deseja realmente trabalhar como analista de SEO um dia, você precisa dominar a arte da redação. Possuir um ótimo português, entender profundamente questões de semântica e estar em dia com as novidades da produção de conteúdo web são ingredientes essenciais.

Todo produtor de conteúdo começa como redator. Se você ama escrever, SEO será apenas um detalhe em sua carreira. Então, se a ideia é trabalhar ranqueando textos mas você não gosta de ler, pense bem se vai ou não decidir começar a ser analista de SEO.

A arte da redação está entre as maiores qualificações para quem quer ser freela de conteúdo. Se quer saber como produzir conteúdo relevante, clique aqui e leia o post que preparei com dicas especiais.

 

  • Conhecimento básico de programação

Para trabalhar com otimização de conteúdo na internet, você não precisa ser mestre em programação. Mas saber um pouco sobre sitemap, robots, breadcrumb e HTML irá colocá-lo na frente de outros que também estiverem estartando nesse mercado de trabalho.

Diversos canais no Youtube apresentam dicas rápidas e funcionais que podem ser de ajuda para dar os primeiros passos. Invista um pouco de tempo todos os dias assistindo vídeos que ensinam dicas básicas de programação. Essa atitude proativa ensinará você a otimizar sites para que eles tenham bons resultados no Google e em outros buscadores.

 

  • Atualizações de algoritmos

Se você quer sair na frente em sua nova profissão, atualize-se com as novidades do mercado. Fique sempre ligado nas notícias que surgem sobre novos parâmetros utilizados nos algoritmos de busca. Por exemplo, citei antes a importância das keywords. Mas especialmente desde o início de 2017, o Google, por exemplo, já não atribui mais tanta relevância a elas como fazia antes.

 

começar a ser analista de SEO

 

Hoje em dia, entre os mais de 200 algoritmos que o Google usa, a presença repetida de palavras-chave num texto não está no topo da lista. Isso prova que quem quer começar a ser analista de SEO precisa verificar toda semana as novidades sobre os buscadores. Um dos maiores canais de novidades é o TechTudo. Lá você encontrará boas dicas sobre SEO e o que está por vir. Confira!

 

Seja um freelancer de SEO!

Compreender a importância de palavras-chave, escrever bem, entender um pouco de programação e ficar ligado nas notícias sobre buscadores impulsionará sua meta. Assim será mais empolgante manter-se atualizado para começar a ser analista de SEO.

Saiba mais sobre meu livro de 120 páginas! Nele eu conto como consegui meus primeiros clientes!

Freelancer de Conteudo 336x280

Espero que tenha gostado de ler em apenas 5 minutos dicas de como começar a freelancear com SEO. Além dessas 4 dicas, que sugestão você daria para os visitantes aqui do blog sobre SEO? Deixe seu comentário e compartilhe o post com seus amigos que estão começando!

 

Clique aqui para saber como comecei a trabalhar em casa como freelancer de conteúdo.